Plataforma Colab agiliza pedidos de melhorias na infraestrutura da Cidade Universitária e Câmpus de Três Lagoas

Estudantes e servidores podem registrar serviços de manutenção relacionados à infraestrutura da Cidade Universitária, em Campo Grande, e do Campus de Três Lagoas (CPTL) de forma rápida. A facilidade em reportar problemas, como vazamentos, buracos nas vias ou podas de árvores, tornou-se possível com a plataforma Colab.

Pela ferramenta colaborativa, os usuários podem enviar fotos e acompanhar o andamento das demandas. “A plataforma garante agilidade. Com o app, você consegue abrir a solicitação na hora, quando está passando pelo local na UFMS”, explica o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda.

Para a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, a plataforma é importante por permitir a colaboração da comunidade universitária. “Se você vê um problema dentro da UFMS, antes você poderia não saber para onde enviar, com quem falar. Hoje é simples, basta enviar pelo aplicativo”.

A plataforma não foi desenvolvida pela própria Universidade. A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi), a Agetic e a Agecom fizeram a contratação do aplicativo para a melhoria na comunicação com a comunidade universitária. 

Agilidade e transparência

Com a ferramenta, a interação com os usuários é rápida e fácil. Ao identificar o problema dentro da Universidade, estudantes ou servidores podem registrar uma foto e fazer a solicitação do serviço. Além da imagem, é necessária uma descrição caprichada, com detalhes sobre o local (unidade, sala, bloco), o patrimônio do equipamento e até telefone ou ramal para contato. 

Na própria plataforma, é informado o protocolo e são enviadas notificações com novidades a respeito da demanda. “Qualquer usuário pode baixar o app e fazer a abertura de chamados pelo Colab. Quando você abre uma solicitação, ela é encaminhada para a equipe de relacionamento com o usuário. Essa equipe é responsável por entrar em contato com o prestador de serviços”, detalha o diretor da Agetic. 

Além de facilitar a abertura de demandas referentes à infraestrutura da UFMS, a plataforma ainda é uma ferramenta importante para a transparência sobre o andamento dos serviços para o solicitante. “Para o gestor também é muito interessante. Ele consegue verificar quais as principais demandas, o tempo para a resolução e que tipo de solicitação a comunidade universitária está fazendo. Tudo isso é acompanhado de maneira transparente no aplicativo”, ressalta a diretora da Agecom.

O download está disponível para dispositivos Android e iOS. Confira o passo a passo sobre como se cadastrar e utilizar o aplicativo:

Download (PDF, 1.08MB)

Texto: Mylena Rocha