UnAPI realiza mesa redonda para debater violência contra a pessoa idosa

O programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) encerrou o primeiro semestre de 2019 com a mesa redonda “Violência contra a pessoa idosa: reflexão intergeracional da Universidade Aberta à Pessoa Idosa”.

A UFMS faz parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e propôs a realização do debate e sua inclusão na programação estadual do Junho Prata, campanha de combate à violência contra a pessoa idosa.

“A luta contra a discriminação por motivos de idade e a promoção da dignidade das pessoas idosas são fundamentais e, para isto, a relação mútua entre as gerações deve ser cultivada, ressaltada e estabelecida mediante um diálogo amplo e eficaz, como promovemos aqui na UnAPI”, explica Eduardo Ramirez, vice-coordenador do programa.

A vice-reitora Camila Ítavo esteve presente no evento e a mesa redonda foi composta, além de Eduardo, pela coordenadora do UnAPI, Suzi Barbosa; Edney Damasceno, estudante do programa representando as pessoas idosas e Stephanie Mercado, acadêmica de Fisioterapia, representando os alunos de graduação que atuam na UnAPI.

“Sempre penso que cada instituição deve se preocupar e se ocupar das questões que envolvem o envelhecimento humano, obviamente que cada uma no âmbito de sua competência institucional. No nosso caso, compreender criticamente o fenômeno do envelhecimento populacional e a forma como a sociedade e o Estado assimilam, se posicionam e se relacionam com a população idosa é ponto de partida para a construção de novos valores e novas referências fundadas nos ideais de solidariedade, de soberania e de justiça social”, declara Eduardo.

Texto: Leticia Bueno