UFMS conta com dois novos grupos de apoio psicológico para atender acadêmicos

Os membros da comunidade acadêmica agora possuem duas novas opções de apoio psicológico, oferecidos pela Divisão de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

São dois novos grupos pensados para oferecer cuidado psicológico a partir de focos diferentes. “Cada um apresenta características particulares que permite benefícios terapêuticos também particulares, embora também alcancem benefícios que se aproximam”, conta Fabio Barbosa, psicólogo da Divisão.

A Universidade até então oferecia apoio psicológico com atendimentos individuais, mas notou-se a necessidade de investir em tecnologias terapêuticas de grupo, pelo seu reconhecido potencial.

O objetivo é oferecer aos estudantes da UFMS um cuidado psicológico que promova reflexão sobre a vida cotidiana e seus desafios, visando amadurecimento pessoal, fortalecimento da capacidade da pessoa em utilizar seus recursos para lidar com a realidade e favorecer o desenvolvimento de vínculos, trocas interpessoais e apoio recíproco.

Conheça abaixo as especificidades de cada grupo e inscreva-se até o dia 2 de setembro:

Grupo Psicoterapêutico – O Grupo Psicoterapêutico trabalhará alguns eixos temáticos a partir do diálogo em rodas de conversas, onde os estudantes podem compartilhar suas experiências cotidianas. “Essas falas irão mobilizar reflexões, seja da própria pessoa que fala, seja das que ouvem, inclusive porque também muitas vezes podemos nos reconhecer naquilo que vai sendo falado pelo outro”, afirma Fabio.

No grupo será possível encontrar um espaço para cuidar das próprias questões e também oferecer cuidado aos colegas, à medida em que as trocas de experiências ocorrerem. As rodas serão mediadas por um psicólogo que colabora com reflexões e aprofunda alguns aspectos que forem surgindo. Segundo Fabio, em grupo surgem dinâmicas interpessoais diferentes da forma com que surgem em acompanhamentos individuais, logo, os grupos apresentam um potencial terapêutico próprio e muito poderoso.

Os interessados podem se inscrever no Grupo Psicoterapêutico preenchendo o formulário online. Após completar a inscrição, aguarde o recebimento do e-mail de confirmação e demais informações.

Grupo de Cuidado Psicológico – O Grupo de Cuidado Psicológico irá abordar aspectos ligados à mente e ao corpo de forma integrada em atividades que permitirão o desenvolvimento uma maior sensibilidade para aquilo que acontece consigo e ao redor, resultando na capacidade de lidar com os sentimentos e acontecimentos que acometem os participantes.

“A grosso modo, a fala não é usada para compartilhar situações passadas ou conflitos, mas para elaborar as experiências desencadeadas naquele momento. Será um grupo bastante interessante, do tipo que explicações são insuficientes, porque é preciso experimentar e essa é a intenção: lidar com aquilo que surge antes da verbalização. Sabe as situações em que acontece algo ou sentimos algo, mas não sabemos explicar direito?”, explica Fabio.

Os interessados podem se inscrever no Grupo de Cuidado Psicológico preenchendo o formulário online. Após completar a inscrição, aguarde o recebimento do e-mail de confirmação e demais informações.

Para mais informações ou resolução de dúvidas, o contato com a Divisão de Saúde deve ser feito pelo e-mail disau.proaes@ufms.br.

Texto: Leticia Bueno