Tecnologia Assistiva e inteligência artificial são temas de seminário na Cidade Universitária

Na próxima semana, a UFMS promove o Seminário sobre Tecnologia Assistiva voltada para a Educação nos Tempos de Inteligência Artificial (IA). O evento integra a programação da campanha Eu Respeito de setembro e será realizado nos auditórios do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária, entre terça, 9, e sexta-feira, 12. As inscrições e a programação completa podem ser conferidas aqui.

As palestras, mesas-redondas e debates são voltadas para professores e educadores da Educação Básica e Superior, profissionais da saúde, pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia, estudantes e familiares de pessoas com deficiência. “Vivemos em um momento de rápida transformação tecnológica, onde a IA, em particular, está redefinindo os processos de ensino e aprendizagem. No entanto, é crucial garantir que essa revolução digital seja inclusiva e acessível a todos”, destaca a professora do Instituto de Biociências (Inbio) e coordenadora do evento, Jucélia Linhares.

“A principal motivação para a realização de um seminário com esse tema seria a crescente e urgente necessidade de debater a interseção entre a tecnologia assistiva, a educação e a inteligência artificial. O seminário, portanto, seria um espaço para promover o debate sobre como a IA pode ser usada para criar ferramentas e recursos de tecnologia assistiva mais eficazes e personalizados; compartilhar conhecimentos e experiências sobre as melhores práticas na aplicação dessas tecnologias na sala de aula e sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão e da acessibilidade para alunos com deficiência”, afirma.

Sobre a programação, a coordenadora explica que as atividades foram pensadas para oferecer uma visão abrangente e prática do tema. “Teremos palestras de especialistas renomados apresentando as últimas tendências e pesquisas sobre IA e tecnologia assistiva; mesas-redondas e painéis de debate sobre questões aprofundadas de temas como acessibilidade digital, ética na IA para educação e desafios da implementação de novas tecnologias; além de oficinas práticas para que os participantes possam experimentar ferramentas e soluções de tecnologia assistiva”, reforça.

“O pesquisador americano Ray Kurzweil tem revolucionado a área de tecnologia assistivas com suas invenções e agora tem se dedicado a utilização da IA no campo da tecnologia assistiva, oferecendo novas oportunidades de inclusão e autonomia para pessoas com deficiência. Ferramentas com IA, como leitores de telas inteligentes e sistemas de reconhecimento de voz, facilitam a comunicação e o acesso à informação. Dispositivos com visão computacional ajudam pessoas cegas a identificar objetos e navegar em ambientes”, conta Jucélia.

De acordo com a professora, os softwares de tradução automática em língua de sinais aproximam ainda mais a tecnologia das necessidades humanas. “A personalização é outra grande vantagem, permitindo ajustar ferramentas às necessidades específicas de cada indivíduo. Estas inovações promovem uma sociedade mais acessível e equitativa. A combinação entre IA e tecnologia assistiva está apenas no início, com potencial para transformar a vida das pessoas”, completa.

Outro ponto de destaque do evento será a interação com o público. “Vamos incentivar a troca de experiências e a construção de um conhecimento coletivo. A programação incluirá exemplos práticos que mostram como essas tecnologias já estão transformando a vida social e acadêmica de pessoas com qualquer deficiência ou limitação”, conclui a coordenadora.

O Seminário conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Tecnologia Assistiva.

Texto: Vanessa Amin