SBPC Afro e Indígena: mesa-redonda debate sobre bancas de verificação

Nesta tarde, na SBPC Afro e Indígena, foi realizada a mesa-redonda Atuação das Bancas de Verificação de Autodeclaração nas IES Brasileiras.

Os palestrantes Frei David Raimundo dos Santos, do Educafro; Maria José de Jesus Alves Cordeiro, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Eugênia Portela de Siqueira Marques, da UFMS, explicaram sobre o funcionamento das bancas de heteroidentificação étnico-raciais nas universidades públicas brasileiras, debateram sobre casos de fraude e como combatê-las, entre outros tópicos.

“Existem muitas pessoas que tem opinião sobre esse assunto, mas pouca gente estuda e tem conhecimento sobre ele. Muita gente combate as cotas sem saber o que elas significam, sem saber quais são os critérios de atuação das bancas, inclusive advogados que têm defendido brancos fraudadores do processo. Esse debate está muito atual, nós tivemos hoje 45 pessoas participando hoje e foi um debate bastante produtivo”, afirma o coordenador da atividade, professor Lourival dos Santos.

Texto: Leticia Bueno