Rede de enfrentamento e controle da obesidade será desenvolvida em parceria

Uma proposta articulada entre a UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade Campo Grande (FCG), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Secretaria Estadual de Saúde (SES-MS) criará uma Rede de Enfrentamento e Controle da Obesidade no território da Atenção Básica no estado de Mato Grosso do Sul (Rede ECO-AB). O intuito é realizar um diagnóstico da situação e promover formação continuada aos profissionais da área da saúde e gestores que atuam no segmento.

O projeto contará com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da chamada CNPQ/MS/SAS/DAB/CGAN Nº 26/2018. São cerca de R$349 mil, com previsão de uma parte para bolsas de graduação e para profissionais. O início das atividades está previsto para janeiro de 2019.

Segundo a coordenadora, professora Camila Medeiros da Silva Mazzeti da UFMS a idealização da rede ECO-AB foi pautada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), “uma vez que visa contribuir para a formação de profissionais comprometidos com a assistência integral, universal, promovendo a equidade”, explica. A rede abrangerá os 79 municípios de MS, com ações conduzidas nos polos regionais das 11 microrregiões de saúde: Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

Além da pesquisa, o projeto visa ainda à criação de uma plataforma digital interativa para apoio na formação, qualificação, acompanhamento e socialização das ações desenvolvidas pelas equipes de saúde. “Essa plataforma apoiará tanto os cursos de aperfeiçoamento propostos, como fornecerá material didático e de apoio (interativo e online), para profissionais do SUS, que estejam de alguma forma envolvidos com a temática de enfrentamento da obesidade no âmbito da atenção básica. Esse material será elaborado de acordo com as necessidades do estado do Mato Grosso do Sul e ficará à disposição após a finalização do projeto”, elucida a professora.

A previsão é que 16 profissionais e professores das instituições parceiras nesta iniciativa colaborem com o projeto, produzindo material educativo dos módulos teóricos e práticos, ministrando aulas e tutorias. Além da coordenadora Camila Mazzeti, da UFMS participarão as professoras Bruna Rafacho, Elisvânia dos Santos, Fabiane La Flor e Maruska Dias.

A infraestrutura física das universidades, faculdade e secretaria, composta por bibliotecas (física e virtual), espaço físico para encontros presenciais e laboratórios pertinentes aos cursos ministrados, também será utilizada para as atividades do projeto.

Texto: Ariane Comineti