Jardel Matos ministra a palestra "China: empreendedorismo, inovação e ambientes de inovação"

Empreendedorismo é tema de atividades do Integra UFMS 2018

Parte da programação do Integra UFMS 2018, evento realizado até o dia 10 de novembro, está voltada para o empreendedorismo, com minicursos, oficinas e palestras sobre o tema.

O coordenador de Empreendedorismo e Inovação, Jardel Matos, esteve na China e Coréia do Sul nos últimos dois anos, para falar sobre a experiência da UFMS com o empreendedorismo e apresentar a Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime). Para contar a experiência das viagens, ele ministrou duas palestras que abordavam a educação, o empreendedorismo e a inovação dos dois países.

“A ideia é sempre compartilhar conhecimento, a gente está numa instituição que é para isso, então a ideia das palestras é compartilhar um pouco da minha experiência nesses países e de certa maneira levar para a comunidade o que nós podemos aproveitar disso, quais são os exemplos que a gente pode seguir e quais são os laços que nós podemos desenvolver com países como a China e a Coréia do Sul”, afirma.

Matos acredita que o empreendedorismo transforma a sociedade e que investir nele desde a graduação é importante para melhor desenvolver os acadêmicos para o mercado de trabalho, tanto para incentivar a abertura de novos negócios como para preparar profissionais que irão trabalhar em grandes empresas. “Na Universidade a gente tem um programa de fortalecimento da cultura empreendedora. Esse programa parte da educação empreendedora, que está focado na formação dos docentes para que ele possa replicar os ensinamentos em sala de aula, o fortalecimento das Empresas Juniores e a incubadora de negócios, além da realização de eventos”.

De acordo com o Índice de Universidades Empreendedoras do Brasil 2017, realizado pela Brasil Júnior, a UFMS está entre as 20 primeiras colocadas no ranking. Para Matos, este é um dos primeiros indicativos de como o fortalecimento desta cultura vem atuando e é esperado que a posição da instituição melhore ainda mais nos próximos índices.

Como parte do fortalecimento da cultura empreendedora, a Pantanal Incubadora Mista de Empresas está ofertando 15 vagas para ideias inovadoras, até o dia 28 de novembro. Confira o site da Pime para mais informações sobre a incubadora.

Arena de Empreendedorismo Sebrae

A ferramenta Canvas será trabalhada com os participantes do Integra UFMS 2018

O Integra UFMS 2018 conta com a presença da Arena de Empreendedorismo Sebrae, espaço reservado para o desenvolvimento de ideias de empresas e alternativas ao mercado de trabalho. Serão realizadas palestras sobre empreendedorismo, jogos de realidade virtual e o ensino prático sobre a ferramenta Canvas, utilizada para o planejamento de modelos de negócios.

Há também a presença do desenvolvedor de jogos Peterson da Silva Santos, que possui uma empresa especializada em jogos de empreendedorismo, educação e jogos comerciais para consoles. Ele é parceiro do Sebrae e trouxe o jogo “Lemonade” para o Integra UFMS. Nele, os jogadores começam uma pequena venda de limonada e precisam enfrentar desafios e tomar decisões para desenvolver seu empreendimento de maneira inteligente.

Texto: Leticia Bueno