Na noite desta segunda-feira, 17, foi realizada a cerimônia de conclusão dos programas de residência médica, uni e multiprofissional, entregando 48 novos especialistas à sociedade. A solenidade teve a presença de amigos e familiares e foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.
A reitora Camila Ítavo parabenizou a todos os novos especialistas e seus familiares. “Eu fiquei muito emocionada, porque nem nos meus melhores sonhos, eu imaginava uma noite como essa na nossa Universidade. […] A gente uma certeza absoluta: primeiro do amor de cada tutor, preceptor, de cada professor da nossa Universidade e que vocês estão mais que preparados, mais do que preparadas para esse momento”, frisou. “Vocês são UFMS, que vocês carreguem esse nome com muito orgulho, que é um nome muito forte. Ninguém é proprietário da UFMS, ela é do povo, é de todos nós. Que vocês levem com muita honra, muito orgulho, muito zelo o fato de terem sido formados pela nossa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, complementou.
Camila também agradeceu institucionalmente ao Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e aos diretores, coordenadores e professores dos cursos de residência da Universidade, que contribuíram para a formação dos novos especialistas. A reitora ainda fez uma homenagem aos professores Rubens Silvestrini, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFMS, e Hemerson Pistori, da Universidade Católica Dom Bosco, que nos deixaram nesta segunda-feira.
O vice-reitor Albert Schiaveto enfatizou que a cerimônia representa a formação de líderes e profissionais cidadãos e conscientes. “A nossa missão, a missão da UFMS, é desenvolver e socializar conhecimento em benefício da sociedade. Eu gostaria de parar aqui, em benefício da sociedade. Eu sou profissional da saúde também, vocês são profissionais da saúde, tanto da saúde humana, quanto da saúde animal, e é um privilégio para nós sermos profissionais da saúde. […] Cuidar da saúde é um ato de amor […] e nesse cuidar agora vocês são especialistas. Eu desejo muito, mas muito sucesso para vocês”, discursou. “São poucas universidades que fazem uma cerimônia como essa para as residências, para os [cursos] stricto sensu, como também fazemos. Temos feito assim, é uma festa muito grande e temos que valorizar cada dia mais”, reforçou.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazílio, desejou sucesso e abriu as portas da UFMS para a continuidade da formação profissional dos concluintes. “Vocês não tem noção de como a Universidade de vocês transforma a sociedade. Tenho certeza que só com a educação e a pesquisa que a gente vai transformar a sociedade. Parabéns aos pais, parabéns aos amigos, namorados, maridos, esposos que sempre fortaleceram vocês”, comemorou.
O diretor da Faculdade de Medicina, Marcelo Vilela, discursou em nome dos diretores das unidades. “Vocês nunca vão se esquecer dessa momento que passaram, porque a graduação é uma fase e depois vem a residência médica ou uni, multiprofissional. […] É muito aprendizado, é muito treinamento para vocês se tornarem especialistas”, falou. “Quero agradecer porque vocês escolherem a Universidade Federal, em nome de todos os diretores, em nome da nossa reitora e vice-reitor. Vocês escolheram a Universidade Federal e serei muito grato por isso”, acrescentou.
A professora Elaine Sanches representou os coordenadores dos cursos de residência, parabenizando os profissionais pela vitória, resiliência e comprometimento. “Eu estou na docência há quase trinta anos, fazendo a docência, atuando nesse caminho, que é maravilhoso, mas é bastante difícil. Na residência foi minha primeira experiência. […] Eu queria dizer que se hoje vocês saem felizes daqui, eu saio duas vezes mais. A professora Elaine que entrou lá em 2023, não é essa professora Elaine que está deixando essa coordenação, e isso tudo eu devo a vocês”, festejou.
A gerente de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Maria de Lourdes Oshiro, pontuou que a entrega de novos profissionais especialistas à sociedade aumenta a qualidade dos serviços de saúde no estado. “O tanto que a população espera e anseia pelo trabalho de residências. É uma vitória para cada um, porque o programa de residência é bastante puxado, […] mas tem um propósito muito grande para o estado. […] Todos esperam ter um serviço qualificado e isso vocês vão prestar, vocês foram bem capacitados para isso”.
Discurso coletivo
De forma inédita, três concluintes discursam coletivamente para celebrar o encerramento de um ciclo de aprendizados. “Independente de qual seja a nossa especialidade, estamos unidos por uma missão em comum. A dedicação ao cuidado da saúde, a preservação da vida e do bem-estar daqueles que confiam em nosso trabalho. A residência na área da saúde é uma etapa que nos exige coragem, paciência e um compromisso profundo com a ética e o cuidado. Passamos por momentos intensos, decisões difíceis, mas sempre com a certeza de que estamos fazendo a diferença”, iniciou a fisioterapeuta e concluinte Juliana Raíz.
A residente na área de Clínica Médica de Pequenos Animais Gabriela Silva enfatizou que os profissionais são responsáveis pela construção de um futuro mais saudável, justo e equilibrado para todos. “Nós, profissionais da saúde, desempenhamos um papel único e vital na sociedade. Todos os dias enfrentamos desafios que exigem não apenas conhecimento, mas também uma forte dose de humanidade. Cuidar de pessoas e animais, muitas vezes em situações vulneráveis, exige mais do que técnica, exige compaixão, respeito e uma busca constante por melhorias. Em um mundo onde as demandas são cada vez maiores, nossa profissão existe de coragem para inovar, superar limitações e, principalmente, para continuar acreditando no poder da saúde como um bem maior”, afirmou. “A nossa responsabilidade é de nos mantermos atualizados, adaptáveis e comprometidos em oferecer o melhor cuidado possível. Independente da área em que atuamos, temos em nossas mãos a chance de fazer a diferença na vida de pessoas e animais, transformando não só a saúde de nossos pacientes, mas também a qualidade de vida das comunidades em que atuamos”.
O orador Guilherme dos Santos finalizou os discursos dos concluintes explicando a importância do trabalho em equipe e do espírito de colaboração entre as diversas especialidades para a formação de uma rede de cuidado e apoio eficaz. “Carregamos os sorrisos, latidos e miados de gratidão, os abraços apertados e as histórias de superação, que nos moldaram como profissionais de saúde e, mais importante, como seres humanos. Nenhum de nós chegou até aqui sozinho. Devemos muito a Deus por ter nos dado resiliência, disciplina, humildade e ensinamentos para superar os diferentes obstáculos durante o caminho. Aos nossos familiares, pilares da nossa formação como seres humanos, que entenderam nossas ausências e nos apoiaram em momentos mais difíceis. Aos nossos amigos e cônjuges que nos lembraram que havia vida além dos hospitais. Aos nossos professores e preceptores, que nos guiaram com paciência e dedicação. Aos nossos pacientes, que confiaram em nós e foram nossos maiores mestres. Agradeço aos meus colegas veterinários, aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e todos os profissionais de saúde”, concluiu.
Realização de um sonho
Raquel Nuñez tornou-se a primeira mulher a concluir o Programa de Residência Médica em Urologia da Universidade, marcando um feito inédito para a especialidade historicamente dominada por homens. “Estou muito feliz por ser a primeira urologista formada aqui pela UFMS, no estado de Mato Grosso do Sul. Espero contribuir bastante como estrangeira, como paraguaia, tendo conseguido a naturalização e entrado nessa prestigiosa Instituição. Agradeço em nome de todos os paraguaios que também já passaram e vão passar por aqui e [quero] dizer que fui muito bem acolhida pela família da UFMS, pela família da Ebserh e pelos meus preceptores”, celebrou.
A concluinte do curso de Residência Multiprofissional em Medicina Veterinária Ivanize Paula Sabota veio de Curitiba, no Paraná, para se especializar na UFMS. “É um momento de grande vitória, porque essa jornada não é fácil. […] A gente se sente bem aliviado e também bem orgulhoso pelos aprendizados que tivemos no decorrer do curso, da residência, tanto na parte técnica quanto teórica. Eu posso falar que eu tive uma gente maravilhosa que trabalhou comigo, que me apoiou”, contou.
Quem também reforçou a dedicação da equipe de profissionais envolvidos nos cursos de residência foi o concluinte da Residência Médica em Pediatria Renan Rocha. “É um momento que todo mundo espera desde o primeiro dia aqui na Universidade Estou muito feliz de terminar essa etapa. […] Nós somos muito bem recebidos desde o primeiro dia aqui. Temos toda a estrutura, todo o apoio, tanto da equipe profissional, tanto na parte administrativa, quanto na parte médica, na parte de enfermagem tudo é muito bom”, enfatizou.
Assim como Rocha, o concluinte Diego Silva destacou que o curso de residência na UFMS complementou a sua formação. “É uma experiência muito diferente das universidades particulares de onde a gente vem. É uma formação muito mais voltada para a evidência científica, para essa parte da metodologia científica, então eu gostei bastante. Deu um complemento muito importante em nossa formação e, consequentemente, na nossa atuação profissional no futuro”, disse.
Já Joyce Cardoso concluiu o curso de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde com Atenção ao Paciente Crítico. “Me sinto muito feliz, muito grata à faculdade. Foram dois anos muito difíceis, mas graças a Deus, enfim, formada”, finalizou.
Texto: Thalia Zortéa e Lúcia Santos
Fotos: Heloísa Garcia e Alíria Aristides






















































