Quatro trabalhos do laboratório da Rede de Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer (Rede Cedes), vinculado à Faculdade de Educação (Faed), foram apresentados 11º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice) e no 24º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace), dois dos mais importantes eventos acadêmicos da área no país, realizados na Universidade de São Paulo (USP). Um dos projetos venceu o Concurso de Literatura Científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
A Rede foi criada em 2003, pelo Ministério do Esporte, e integra centros espalhados por diversas instituições de ensino superior, com o objetivo de promover estudos, pesquisas e ações que contribuam para o desenvolvimento do esporte no país. Na UFMS, o laboratório é coordenado pelo professor Junior Vagner Silva desde 2014.
“Ficamos felizes com essa nova premiação. O Conice/Conbrace é o maior evento especializado na Educação Física em nosso país e ele reúne os principais estudiosos e lideranças acadêmicas em várias áreas. Especificamente no Grupo de Trabalho Temático Lazer e Sociedade, o qual obtivemos a premiação, tivemos 84 trabalhos produzidos por pesquisadores de diversas universidades, dentre elas, USP, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que dispõem de tradição na temática e são responsáveis pela maior produção científica brasileira”, comentou o professor.
O primeiro deles tem como tema 7ª Colônia de Férias PET Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: um relato de experiência e apresentou o processo de formação de monitores, o planejamento e desenvolvimento da Colônia de Férias no ano passado. A autoria é dos estudantes André Augusto Martins, do grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física; Bianca Vieira Barbosa, do Programa de Iniciação Científica; do estudante Alex Caiçara de Albuquerque, do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste; e do professor Junior.
O segundo artigo é sobre Análise das ações de atividades físicas de lazer na promoção da saúde discente na Universidade de Brasília (UnB). O estudo foi desenvolvido pelo estudante Alex e o professor Junior. Eles analisaram como as atividades físicas de lazer se encontram inseridas na política publicada da UnB. O estudo consistiu na análise de conteúdo dos documentos institucionais, dentre eles, o Plano de Desenvolvimento Estudantil e a Carta de Serviços.
Fantasy Cartola como gamificação do conteúdo esportivo do lazer: relato de experiência da Liga PET Cartola UFMS é o tema do terceiro estudo apresentado nos eventos e que consiste na apresentação de experiências vivenciadas na organização da ação de extensão PET Cartola. O estudante do curso de Educação Física da Faed João Pedro Mello Viana apresentou o trabalho, que contou com a tutoria do coordenador do laboratório.
O quarto trabalho e vencedor do concurso teve como tema Estrutura burocrática-administrativa das Associações Atléticas Acadêmicas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e foi apresentado pela estudante Bianca. O texto também conta com a participação do estudante Alex e do professor Junior.
“Participar desse congresso foi uma experiência muito enriquecedora. Ter a oportunidade de apresentar meu trabalho, trocar conhecimentos com outros pesquisadores e, ainda, ser reconhecida com a premiação na minha categoria foi motivo de muita alegria e também de motivação para seguir nessa trajetória acadêmica. Esse reconhecimento reforça a importância da pesquisa que estamos desenvolvendo e do impacto que ela pode gerar. A Rede Cedes foi essencial na minha formação, porque me abriu novas perspectivas, fortaleceu minha prática e me inspira a continuar crescendo como pesquisadora”, destacou Bianca.
Alex também comentou sobre a importância do estudo e sobre a contribuição para o movimento das atléticas nas instituições de ensino superior. “O estudo evidencia a relevância das atléticas e destaca como elas podem aprimorar continuamente sua organização. Esse fortalecimento contribui não apenas para a valorização do papel das atléticas na vida universitária, mas também para o desenvolvimento do esporte e para a integração entre os estudantes. No dia em que foram anunciados os trabalhos premiados, o professor Junior me avisou que o nosso havia sido reconhecido como um dos melhores desenvolvidos. Por questões pessoais, não consegui comparecer ao evento, mas tinha plena confiança tanto na qualidade do estudo quanto na capacidade da Bianca em representá-lo e apresentá-lo com excelência”, comentou.
Os quatro trabalhos concorreram com outros 84 estudos de instituições de todo o país (confira a lista completa dos premiados aqui). “Esse resultado, com os dois prêmios recebidos em 2024 no Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e os outros dois obtidos em 2025 em concurso da Câmara Federal, fortalecem e nos encorajam a dar continuidade a dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Rede Cedes e na formação de quadro de pesquisadores por meio da iniciação científica e programas pós-graduação”, finalizou o professor.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Acervo Rede Cedes
