Em celebração ao aniversário da Universidade, a página Memorial UFMS reúne fotos, vídeos e documentos ao longo dos 63 anos de UFMS e 46 anos de Federal. A linha do tempo virtual relembra os principais fatos da trajetória da Instituição, como a criação de cada câmpus, a construção dos monumentos e as primeiras edições de eventos institucionais.
Desenvolvida pelas secretarias de Documentação e Memória, Produção Visual e de Rádio, TV e Mídias da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), e lançada inicialmente em 2024, a página foi atualizada e permanecerá disponível para consulta da comunidade universitária.
“Essa é uma proposta muito interessante que traz contribuições significativas para a história da Universidade, apresentando os dados de maneira interativa e dinâmica. A equipe da Agecom se dedicou a pensar a proposta, buscando as informações e encontrando formas para apresentá-las. Fico feliz pelo trabalho muito lindo para a memória institucional, que começou no ano passado e vai ser atualizado a cada ano. É importante compreender a trajetória da nossa UFMS para que a gente possa avançar com orgulho de tudo o que já foi feito e seguir com passos firmes para o futuro. Parabéns a toda equipe da Agecom e Agetic”, disse a diretora da Agecom, Rose Pinheiro.
O material coletado reúne informações disponibilizadas em relatórios de gestão, livros e jornais, fruto do trabalho de pesquisa e resgate do acervo institucional, promovido pelo Arquivo Central desde 2019. Entre as curiosidades e histórias inéditas da UFMS, estão a realização de rodas de samba, às sextas-feiras no Restaurante Universitário da Cidade Universitária nos anos 80 e 90; o avistamento de objetos voadores não identificados no Estádio Morenão, em 1982; a gravação do Show Prata da Casa em 1982, que resultou no primeiro registro ao vivo realizado pela televisão sul-mato-grossense; a apresentação da bailarina Ana Botafogo nos palcos do Teatro Glauce Rocha, na reinauguração do espaço em 1993; a presença do Pelé durante os 1º Jogos Abertos Indígenas de Mato Grosso do Sul, em 1995; e a participação do cantor e compositor Paulo Simões e da cantora e apresentadora de TV Inezita Barroso no lançamento do primeiro CD do Grupo Sarandi Pantaneiro, formado por estudantes e servidores da UFMS, em 2001.
A navegação na página é intuitiva, podendo ser feita pelo computador, celular ou tablet. Para explorar a linha do tempo, basta acessar memorial.ufms.br e clicar no ano desejado, independente da ordem cronológica.
Texto: Thalia Zortéa
