Inscritos no Enade contribuem para a qualificação do ensino superior no país

Até 21 de novembro, os concluintes de dez cursos da UFMS devem preencher o Questionário do Estudante do Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) de 2018.

Neste ano, foram selecionados para o exame os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Direito, Psicologia e Turismo. Também farão a prova os estudantes dos cursos tecnológicos em Gestão Financeira e Processos Gerenciais e Administração Pública (EaD).

O Questionário do Estudante é composto por 23 perguntas didático-pedagógicas, 12 sobre a infraestrutura da Universidade, e sete questões sobre as oportunidades de formação acadêmica e profissional.

A participação do aluno representa 70% do conceito do curso, sendo que 55% corresponde ao seu desempenho no curso, e 15% se refere à avaliação da infraestrutura. Esse resultado impacta no orçamento da Instituição, no investimento em qualidade, e na permanência dos cursos de graduação para os próximos anos.

Desta forma, o Enade não avalia somente o aluno, mas todo o seu entorno. Os resultados do exame aliados ao Questionário do Estudante, ao Conceito Enade, ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) e ao Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (ICG) mensuram a qualidade dos cursos e das instituições brasileiras de ensino superior. Dados que ficam à disposição para consulta da sociedade, e que norteiam o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior.

Este ano, mais de mil alunos vão realizar a prova e contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade da educação superior no país. O conceito máximo (5) representa o esforço e a dedicação dos universitários em seu processo de formação acadêmica. Reflexo de experiências, aprendizados e inúmeras noites em claro por aquela tão esperada média de aprovação no Siscad.

Devem fazer a avaliação, os acadêmicos dos cursos bacharelados com 80% ou mais de carga horária cumprida até 31 de agosto, ou que sejam concluintes até julho de 2019. E os estudantes dos cursos tecnológicos que tenham aproveitamento de 75% ou mais de carga horária cumprida também até o dia 31 deste mês, ou com expectativa de conclusão até dezembro deste ano.

O Enade é aplicado todos os anos e seleciona diferentes cursos de acordo com seu Ciclo Avaliativo. A cada três anos, o mesmo curso passa pelo processo de avaliação novamente.

Texto: Paula Navarro (estagiária do Jornalismo)