HUMAP-UFMS participa da 20ª Campanha Nacional da Voz

Serão realizados exames e atendimentos fonoaudiológicos em pacientes com queixas de disfonia (rouquidão)

Entre os dias 16 e 20 de abril (segunda a sexta-feira) o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), participa da 20ª Campanha Nacional da Voz, atendendo pacientes maiores de 12 anos e com queixas de disfonia (rouquidão), a partir das 7h, no Ambulatório de Otorrinolaringologia. A Campanha faz parte das comemorações do Dia Mundial da Voz (16 de abril).

Os atendimentos incluirão elaboração de histórico clínico do paciente, exame físico (vídeolaringoscopia) e orientações sobre higiene vocal e cuidados com a voz. Caso o paciente apresente sintomas de disfonia (rouquidão) será encaminhado para ser atendido pelas equipes de fonoaudiologia, enfermagem e cirurgia de cabeça e pescoço.

Serão atendidos oito pacientes por dia encaminhados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) municipal e estadual e mais cinco pacientes que fizerem agendamento no ambulatório de otorrinolaringologia do HUMAP-UFMS entre os dias 10 e 14 de abril. A expectativa é atender mais de 60 pacientes e auxiliar a desafogar a fila de pacientes que aguardam no Sisreg por este tipo de atendimento.

“A celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais”, afirma a fonoaudióloga e chefe do setor de apoio terapêutico, Vanessa Ponsano Giglio.

A 20ª Campanha Nacional da Voz é organizada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e tem apoio das Associações Brasileiras de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Fonoaudiologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação HUMAP/UFMS