A Licenciatura em Letras – Português e Inglês da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) é o mais recente curso de graduação da UFMS a receber nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com esse resultado, a Universidade já soma neste ano 21 cursos avaliados com conceito cinco.
Durante o processo de reconhecimento, foram considerados a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura, a partir de uma avaliação in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “As avaliações externas do Inep são excelentes oportunidades de apresentarmos e evidenciarmos a qualidade dos nossos cursos de graduação, trazendo cada vez mais visibilidade a eles e à Universidade. Vale reforçar que todo esse processo avaliativo é formativo e, portanto, utilizado pela UFMS para o crescimento, o aprimoramento e o fortalecimento de cada um dos cursos de graduação”, esclarece a diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa.
Segundo Heloísa, os cursos que alcançam a nota máxima nos indicadores evidenciam a excelência do seu ensino e o seu compromisso com uma educação pública de qualidade. “Esses resultados expressivos refletem o esforço conjunto de docentes, técnicos e gestores na busca contínua pela melhoria dos processos pedagógicos, da infraestrutura e das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo oferecidas nos cursos de graduação. Ainda, revelam o empenho dos estudantes, os quais realizam o Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes] com seriedade, representando com responsabilidade a UFMS e seus respectivos cursos”, explica.
De acordo com a coordenadora do curso de Letras – Português e Inglês da Faalc, Damaris Lima, essa conquista fortalece a visibilidade do curso e a sua atuação tanto no cenário regional quanto nacional. “Nós sentimos que esse resultado é a coroação de todo o esforço e de toda a dedicação dispensados à nossa formação profissional, com o objetivo de prestarmos um serviço de qualidade à sociedade. Creio que essa classificação poderá até mesmo levar a um aumento da procura do curso, bem como a valorização do egresso”, afirma.
Em 38 anos desde a sua criação, a Licenciatura em Letras – Português e Inglês da Faalc já formou mais de 600 profissionais. As atividades acadêmicas começaram no primeiro semestre de 1988, com a oferta de 25 vagas por meio do Vestibular UFMS. Atualmente, o curso possui 193 estudantes matriculados e 25 docentes, além de sua estrutura curricular contabilizar uma carga horária de 3.515 horas, as quais são distribuídas em 67 disciplinas.
No último ano, a licenciatura em Letras-Português e Espanhol da Faalc também foi avaliada com conceito máximo pelo MEC. Veja mais aqui.
Nota máxima
Em 2025, 21 cursos foram avaliados com nota máxima. Entre eles estão os bacharelados e as licenciaturas em: Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas; Letras – Português e Inglês, da Faalc; Sistemas de Informação e Ciência da Computação, da Faculdade de Computação; Pedagogia, da Faculdade de Educação; Física, do Instituto de Física; Matemática, do Instituto de Matemática; Química, do Instituto de Química; Ciências Biológicas e Pedagogia, do Câmpus da UFMS do Pantanal; Letras – Português, do Câmpus da UFMS de Coxim; Pedagogia, História, Geografia, Letras – Português e Inglês e Licenciatura Intercultural Indígena do Câmpus da UFMS de Aquidauana; Ciências Biológicas, Geografia, História, Matemática e Pedagogia, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas. No ano anterior, outros 16 cursos também receberam o conceito 5 do MEC.
Texto: Raul Delvizio
