Conselho das Instituições de Ensino elege diretoria e defende UFMS como sede da Reunião Anual da SBPC em 2019

Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, reitores e pró-reitores de instituições de ensino do Estado discutiram, juntos, como unir forças e compartilhar experiências para alavancar o crescimento local. O evento foi realizado na Universidade Católica Dom Bosco, na tarde de segunda-feira (12) e, durante a reunião, foi eleita a diretoria do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino de Mato Grosso do Sul (Crie-MS): o presidente será o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fábio Edir dos Santos Costa, e o vice-presidente será o reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

Ainda durante o encontro, foram criados grupos de trabalho formados pelas equipes das instituições, divididos pelos temas: ensino, pesquisa e internacionalização, extensão e comunicação social.

Na avaliação do o presidente eleito, Fábio Edir, que toma posse oficialmente em agosto, em data ainda a ser definida, “o Crie-MS é uma ação inovadora, única no país, pois congrega instituições públicas e particulares. O Estado tem muito a crescer nesse cenário e hoje, o destaque maior é para a participação dos pró-reitores e equipes. Nunca houve um encontro com tamanha representatividade”, afirmou.

Para o anfitrião da reunião e vice-presidente eleito, Pe. Ricardo Carlos, os avanços serão notáveis. “Essa comunicação entre instituições irá nos ajudar a melhorar a educação, desde o ensino básico até o ensino superior e a pós-graduação. Não há dúvidas de que haverá muitos os frutos. Um deles já está bem delineado, que é a criação de um marco regulatório da inovação em Mato Grosso do Sul”.

Reunião SBPC

Também foi discutido na reunião o apoio das instituições para que a UFMS ofereça a candidatura para sediar o encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2019. O evento é o mais relevante do meio científico no Brasil e Mato Grosso do Sul nunca o sediou.

“Para nós, é muito representativo realizar o mais importante evento científico brasileiro no Mato Grosso do Sul. Será a primeira vez que sediaremos o Reunião Anual da SBPC. Podemos compreender a relevância de trazer o encontro para cá como a consolidação de Mato Grosso do Sul no cenário da produção científica nacional, mostrando o potencial da nossa região para o progresso da ciência em nosso país”, destacou Marcelo Turine, reitor da UFMS.

Turine ainda comenta que contar com o apoio do Crie-MS demonstra que o interesse em trazer o evento da SBPC é uma vontade coletiva “Receber o apoio dos reitores é decisivo, pois mostra que, de certa forma, a candidatura a SBPC, é um desejo da comunidade científica de Mato Grosso do Sul, que tem muito a mostrar para o Brasil”.

Realizada desde 1948, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Também participaram da reunião os reitores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Liane Maria Calarge, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, e da Universidade Uniderp, Leocádia Aglaê Petry Leme. Esse foi o terceiro encontro envolvendo os mandatários das instituições de ensino mas, pela primeira vez, houve a participação de vice-reitores e pró-reitores das pastas de pesquisa, ensino, extensão e representantes das áreas de Comunicação das entidades.

Seguindo o rodízio de reuniões nas Instituições, o próximo encontro do Crie-MS será na Uniderp.

Com informações da Assessoria da UCDB