Campus de Aquidauana e IFMS realizam Semana da Consciência Negra

Nos dias 19 e 20 de novembro, o Campus de Aquidauana e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sediaram a Semana da Consciência Negra. O evento faz parte da campanha Eu Respeito deste mês, que aborda o tema Conhecimento.

Em virtude da comemoração ao mês da Consciência Negra, a Unidade 2 e o Campus do IFMS estão desenvolvendo atividades interdisciplinares e interinstitucionais para valorizar e reforçar a busca de informações sobre leis, direitos, comportamento e leitura.

Dentre as atividades da programação, destacaram-se o sarau literário promovido pelo clube da leitura “Por Que Ler Nunca É Demais”, apresentação musical, contação de história, grupo “Aki-Ritmos”, exibição de documentário e roda de capoeira. Também foram apresentados projetos como a Sociedade dos Leitores Vivos, a Companhia de Teatro Pé Esquerdo e de adaptações de esquetes, conto e poema, além da mesa-redonda Negritude em Debate.

Na mesa Negritude em Debate as temáticas debatidas foram “Marcas da escravidão: Sul do Mato Grosso no século XIX”, ministrada pela professora Isabel Camilo de Camargo, e “A construção da identidade para as relações étnico-raciais”, ministrada pela professora Sheyla Azevedo Pereira. Das 15h30 às 17h30 foram realizadas a apresentação do grupo de dança BJV-IFMS e a roda de conversa com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas.

Para o encerramento da Semana, às 19h, foram programadas as apresentações da roda de capoeira regional Grupo Cordão de Ouro e do Grupo Resistência.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)