Alunos de escolas municipais e estaduais participam de atividade sobre o valor da vida

No dia 4 de julho cerca de 120 alunos da Escola Municipal Oneida Ramos participaram de atividades sobre o valor da vida. O objetivo foi promover a discussão sobre conceito, as causas, as consequências e as redes de apoio para o tratamento da depressão.

A ação foi realizada pela Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (Lasme) da UFMS e faz parte do projeto “Sua Vida Vale a Pena”. Foram contemplados alunos do 8° e 9° ano dos turnos matutino e vespertino. “Muito foi falado sobre a autolesão provocada e o ato do suicídio, e, ao final, alguns disseram que com a atividade entenderam que suas vidas valem a pena e que não devem desistir dela por conta de uma doença que tem tratamento”, explicou a coordenadora da Lasme, professora Priscila Marcheti Fiorin. Ao final da ação, os alunos receberam em seus braços uma fita amarela com a frase “Sua vida vale a pena”.

O projeto teve início em 2017 com ações dentro e fora da UFMS. Neste ano foi expandido para adolescentes do ensino fundamental e médio de escolas municipais e estaduais. Ainda outras ações devem ser realizadas no segundo semestre de 2018.

Texto: Ariane Comineti

Fotos: LASME