Brigadas de Incêndio da UFMS passam por reciclagem

As Brigadas de Incêndio da UFMS estão passando por novos treinamentos, com cursos de oito horas que contemplam combate a incêndio e primeiros socorros, com teoria e prática.

Em 2016 foi lançado o Programa de Brigada de Incêndio da UFMS, que tem entre seus objetivos atender legislações vigentes, com composição, formação, implantação, treinamento e reciclagem dos brigadistas.

Sete turmas já passaram por reciclagem este ano. Ontem e hoje (5) foi a vez da Brigada da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) passar por treinamento.

No primeiro dia do curso, os brigadistas reviram sobre o combate a incêndio, com aula teórica e prática com extintores, hidrantes e outros equipamentos e hoje relembraram os primeiros socorros, com questões como estabilização da vítima, análises primárias, segurança, sinais vitais, entre outras.

Só em Campo Grande, as Brigadas reúnem entre 300 a 400 pessoas, número que cresceu com as novas exigências do Corpo de Bombeiros. A adesão é voluntária, mas quando não é atingido o número mínimo de brigadistas, as chefias fazem a indicação. Em alguns setores, como no Restaurante Universitário, terceirizados também compõem as Brigadas.

Segundo o chefe da Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), Marlon Perdomo, no segundo semestre os treinamentos, que devem ser realizados anualmente, serão promovidos nos demais campus da UFMS.

O número de brigadistas de cada edificação varia conforme o nível de ocupação e o grau de risco de cada unidade, segundo a engenheira de Segurança do Trabalho Aline Garcia (CPO), responsável por ministrar o treinamento.

Texto e Fotos: Paula Silveira