Administração Central recebe alunos da FAED para discutir reivindicações

Um grupo de representantes discentes da Faculdade de Educação (FAED) foi recebido na manhã de segunda-feira (12/6) pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, e pela vice-reitora, Camila Ítavo. No encontro, os alunos expuseram reivindicações levantadas no ato do dia 26 de maio, ocasião em que se manifestaram pacificamente em frente ao prédio da Reitoria.

O primeiro ponto abordado foi a nomeação da nova direção da FAED. Os alunos cobraram explicações da Reitoria sobre o processo. “Nós acreditamos que essa decisão é muito delicada. E que, no caso da primeira eleição da FAED, a escolha da comunidade não foi ouvida pela Administração Central da UFMS”, ponderou a estudante Agnes Duailibi, representante discente do curso de Pedagogia.

Em resposta, o Reitor destacou a legalidade do processo e explicou que Administração Central recebeu a lista tríplice elaborada a partir da consulta pública. “A partir disso e considerando os nomes elencados, nomeei a nova direção considerando critérios técnicos como capacidade de diálogo institucional, competência e comprometimento com essa etapa inicial de construção da nova Faculdade de Educação”, explicou Turine.

“Nossa gestão está focada nos estudantes. Em seis meses, nos esforçamos ao máximo para garantir o empoderamento das unidades-fim que atendem nossos alunos, com o desmembramento dos antigos Centros, o CCHS e o CCBS. Nosso objetivo principal, a longo prazo, é fortalecer a graduação e a pós-graduação em cada unidade, promovendo também a identidade institucional das faculdades. Isso tudo está dentro de um projeto de governança pública, aberto e transparente, que prioriza lideranças capazes de dialogar com todos. Esse é ponto crucial”, ressaltou o Reitor.

As outras pautas discutidas relacionam-se à infraestrutura da FAED e à situação do curso de graduação em Educação do Campo. A professora Camila Ítavo comentou que a Administração Central está atenta à situação e que tem feito o possível para amenizar os problemas. “O primeiro passo já foi dado, que foi a criação da Faculdade, um sonho antigo. Agora, vamos trabalhar para fortalecê-la. Providenciamos os técnicos que faltam, estamos em busca de um espaço físico adequado para acomodar a FAED em um espaço físico adequado e já iniciou-se o processo de institucionalização da Educação do Campo neste último tempo universidade, no qual os alunos puderam utilizar o alijamento e o restaurante universitário”, pontuou a vice-reitora.