Novos acadêmicos são recebidos na UFMS

Na terça-feira (18/4), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul recebeu cerca de 4,7 mil ingressantes, neste primeiro semestre letivo de 2017. Para recepcionar os estudantes, programações especiais foram realizadas em todos os campus. Trata-se de uma oportunidade para conhecer os dirigentes da universidade e receber informações importantes sobre os serviços prestados pela UFMS, entre os quais estão o uso de ferramentas essenciais para o dia a dia acadêmico.

Com o Teatro Glauce Rocha cheio alunos, a acolhida aconteceu em clima de muita alegria. A apresentação da Universidade contou com a participação do Reitor e da Vice-reitora da UFMS, Marcelo Turine e Camila Ítavo além de vários Pró-reitores, Diretores de Faculdade e servidores.

A vice-reitora deu as boas-vindas e expressou a importância para a universidade passar a fazer parte de forma direta ​da vida estudantil de cada um​ dos novos estudantes. “Os estudantes são a maior riqueza da UFMS. E neste momento de acolhida queremos mostrar que estaremos lado a lado com eles nessa nova jornada. Vamos crescer juntos”, comentou Camila.

As ações institucionais para a recepção aos acadêmicos correspondem à premissa da administração de priorização, valorização dos alunos da UFMS. O principal objetivo dessa ação institucional é a integração desses novos alunos com os veteranos, professores e técnicos administrativos para sua participação na comunidade acadêmica.

Para a caloura de odontologia da UFMS, Luiza Elias Otta, valeu a pena participar da iniciativa.  “A palestra de recepção foi muito boa, porque é muita coisa nova, muita informação. Nós temos os veteranos que nos orientam, mas é bom saber que a instituição está pronta para nos ajudar”, afirmou Luzia.

Em sua fala, o reitor da UFMS, enfatizou a relevância de ser feliz. “Quando somos felizes naquilo que fazemos damos o máximo de si. Portanto, sejam felizes nesse caminho que escolheram. Aprendam bastante, sem perder a humildade e o sentido ético, pois o conhecimento é capaz transformar o sujeito, só que a sabedoria transforma a humanidade, disse Turine

Durante o evento de abertura, setores como a Biblioteca, Secretária de Comunicação, Pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esportes (Proece), de Assuntos Estudantis (Proaes),de Graduação e de Pós-graduação e Pesquisa, foram apresentados com alguns detalhamentos acerca das funções de cada área e que tipo de apoio o estudante poderá encontrar em cada um​a​ deles.