Ministério do Planejamento realiza treinamento do Sistema Eletrônico de Informações

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizou nos dias 18 e 19 de abril um treinamento para os servidores da UFMS acessarem o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O curso foi realizado no Auditório 3 da Faculdade de Computação (Facom).

A Enap é uma escola de governo, do Poder Executivo federal, que oferece formação e aperfeiçoamento em Administração Pública a servidores públicos federais.

No dia 18, o treinamento é direcionado aos multiplicadores, que vão conhecer o SEI!USAR e depois vão explicar o funcionamento aos demais servidores de suas unidades. Serão abordados os seguintes tópicos: introdução ao Sistema Eletrônico de Informações; operações com processos; operações com documentos; acesso externo, entre outros. O SEI! USAR é uma ferramenta utilizada para realizar o trâmite de processos.

Já amanhã, o foco será o SEI! ADMINISTRAR, ferramenta que abrange o controle e cadastro de usuários e unidades e é direcionado aos servidores do Protocolo e da Agetic.

“O objetivo da Enap é implantar o SEI! Na maioria dos órgãos federais, para tramitar os processos entre os órgãos federais, por meio do Barramento, um serviço que será implantado posteriormente”, explicou o chefe da Coordenadoria de Gestão de Sistemas da Agetic, Maurílio Mussi Montanha. “Essa ação faz parte de um programa maior, o Processo Eletrônico Nacional (Projeto PEN), que vai permitir a integração entre os órgãos”, completou.

A UFMS é a primeira Universidade do Estado a aderir ao SEI!. Maurílio explica que para a fase de treinamento das unidades, foi criado um ambiente de treinamento para testes, mas até o segundo semestre de 2017 será desenvolvido um ambiente de produção para efetivar o funcionamento do SEI!. “A implantação do SEI! vai reduzir os custos da Instituição, reduzir o uso de papel  e agilizar o trâmite dos Processos”, avalia Maurilio.