Nova chance para envio de propostas às Bolsas de Produtividade CNPq

Pesquisadores terão mais uma chance de apresentar suas propostas ao CNPq para Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Pesquisa Sênior.

Foram prorrogadas até 17 de agosto as inscrições das propostas que devem ser encaminhadas exclusivamente via Internet, por meio do Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Bolsista em Produtividade em Pesquisa – nível 2, na grande área de Ciências Exatas da Terra e Geociências, desde março deste ano, o professor José Marcato Junior, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), tem ampla produção de pesquisa com projetos nacionais e internacionais.

Para o professor, as bolsas produtividade valorizam os pesquisadores que, de alguma forma, trazem uma produção diferenciada nas respectivas áreas do conhecimento. “A ideia é uma motivação ao pesquisador para ampliar a produção de conhecimento científico. A bolsa do CNPq tem me permitido investir em algumas coisas que eu tinha de pagar antes”, diz.

José Marcato cita, como exemplos, o fato de ser membro da IEEE GRSS (Geoscience and Remote Sensing Society), que tem um custo anual em torno de US$ 100. E, em tempos de pandemia, em que boa parte dos eventos científicos foram adaptados para o formato on-line, a possibilidade de participar de mais congressos, palestras, cursos, entre outros, e que geralmente possuem custos de inscrição.

“As sociedades científicas no permitem ampliar o networking, ampliar a rede de colaboração nacional e internacional e, consequentemente, isso vem trazendo contribuições de produção qualificada, gerando benefícios para as minhas pesquisas. Logo, tudo o que é investido, traz retornos”, afirma.

O professor destaca que esse projeto não só valoriza o pesquisador, como exige a ampliação e melhoria do nível de produtividade ao longo desses três anos. “A bolsa exige, além da alta produtividade, alta produção científica, requer que orientemos alunos de pós-graduação, formando pessoas em quantidade e qualidade – essa mensurada em função da produção dos artigos gerados e também e outros produtos tecnológicos”.

A UFMS tem hoje 54 professores bolsistas produtividade. A Chamada para Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ 2020 abarca valor global estimado de R$ 200 mil, e tem como propostas “valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento”.

A seleção dos projetos de pesquisa propostos irá considerar o rigor e o método científico, além de outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

Outros R$ 3,3 milhões serão divididos para Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior ao “reconhecer e valorizar pesquisador que se destaque entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação, apresentando produção científica e/ou tecnológica de relevância”.

Confira abaixo as chamadas.

Chamada CNPq Nº 09/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ

Chamada CNPq Nº 11/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior – PQ-Sr 2020

Texto: Paula Pimenta