cursonavirai2

Naviraí lança cursos de graduação e especialização em Administração

O Câmpus de Naviraí, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), passa a contar a partir do primeiro semestre letivo de 2017 com dois novos cursos. Na noite do dia 7/2, uma cerimônia no Câmpus marcou o lançamento do curso de graduação em Administração e do curso de MBA em Gestão de Negócios. O evento contou com a presença do Reitor da UFMS, Marcelo Turine, e do prefeito de Naviraí, Izauri de Macedo, além de outras autoridades locais, representantes do setor produtivo e dirigentes acadêmicos da região do Cone Sul do Estado.cursonavirai

Durante a cerimônia, o corpo docente dos novos cursos foi apresentado pelos coordenadores Marco Antonio Costa da Silva, da graduação, e Sibelly Resch, do MBA. Os docentes explicaram a proposta pedagógica dos cursos e o compromisso de integração com as dinâmicas regionais.

“Concebemos o curso de Administração pensado na realidade local e regional. Atuamos numa região que é pouco desenvolvida industrialmente e que possui uma vocação maior ao agronegócio. Estruturamos o curso no sentido de pensar a formação de profissionais que possam atender a essa demanda”, explicou o professor Marco Antonio.

O coordenador também ressaltou a proposta pedagógica do Curso e o sentido de integração com as potencialidades da região. “Do ponto de vista pedagógico, pensamos o curso de forma inovadora. Pretendemos que o curso seja um local no qual os alunos tenham interesse a partir de estratégias de aulas inovadoras e voltadas às questões locais”, destacou.

O prefeito de Naviraí demonstrou otimismo com a chegada do curso de Graduação para atender as demandas do município. “É muito importante para Naviraí, para os nossos jovens e para a região. Não tenho a menor dúvida de que um curso dessa envergadura e dessa importância para a nossa a cidade e região, que é focada no agronegócio, venha ao encontro da necessidade de prepararmos nossos jovens para que possam exercer seus trabalhos e suas funções em nossa própria cidade”, disse Izauri de Macedo.

Para o professor Daniel Henrique Lopes, Diretor do Câmpus da UFMS em Naviraí, a implantação dos cursos respalda um projeto de fortalecimento da educação e da ciência na região. “Nos dois últimos anos, a partir de uma necessidade constatada pela UFMS e pela região, iniciamos um trabalho para o fortalecimento do Câmpus e para a ampliação da lista de cursos. Tentamos identificar junto à comunidade e à Universidade as possibilidades e as potencialidades. Nossa ideia é fortalecer os outros cursos já existentes a partir das novas ofertas”, esclareceu.

De acordo com o professor Marco Antonio, a integração entre os novos cursos de graduação e de pós-graduação deverá fortalecer os dois âmbitos acadêmicos de forma mútua. “Estamos pensando na perspectiva de formar empreendedores para a região. Pretendemos qualificar os serviços que são prestados aqui e formar profissionais que possam dar conta dessas demandas mais modernas de gestão”, definiu.

O curso de Administração será oferecido de forma presencial no período noturno, com duração de oito semestres e disponibilidade de 40 vagas anuais. O primeiro ingresso já ocorre pelo atual processo do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Governo Federal para início no semestre letivo 2017/1, previsto para o mês de abril. Já o MBA em Gestão de Negócios será semipresencial e oferecido em 18 meses. As primeiras vagas devem ser abertas ao longo de 2017. Com o lançamento dos novos cursos, Naviraí passa a contar com três cursos presenciais de graduação – Administração, Ciências Sociais e Pedagogia – e um curso de especialização, o MBA em Gestão de Negócios.

Outras informações pode ser obtidas pelos links: CURSO DE ADMINISTRAÇÃO e CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.