Movimento Concerto encerra setembro com apresentação de violonistas

O Movimento Concerto encerra o mês de setembro com apresentação do Quarteto Toccata, formado por violonistas. A transmissão será na quinta-feira, 30, às 19h30 pelo canal da TV UFMS. A programação integra as atividades da campanha Eu Respeito do mês de setembro, que visa a valorização da vida.

No repertório dos músicos, destaque para peças de compositores como Leo Brouwer, Eduardo Martinelli, Paulo Belinati e Pixinguinha. “É muito importante receber um repertório dedicado à música latino-americana, como esse do Quarteto Toccata, porque cria relação complementar com os demais repertórios da temporada”, diz o coordenador do Movimento Concerto, William Teixeira.

Integrante do grupo e também professor no curso de Música da UFMS, Rafael Salgado, conta que serão seis músicas. “As duas primeiras são do compositor Leo Brouwer, que é cubano e uma das grandes referências para o violão mundial e para o repertório originalmente escrito para formação de quarteto de violões”.

Na sequência, os violonistas apresentam composições de Eduardo Martinelli e, por fim, uma de Paulo Belinati e outra de Pixinguinha, com arranjo de um dos integrantes do quarteto.

Para apresentação os músicos escolheram as composições: Toccata e Fantasia de los ecos, ambas de Leo Brouwer, Valsa e Mini Frevo, de Eduardo Martinelli, Baião de Gude, de Paulo Belinati, e 1×0 de Pixinguinha.

“Fantasia de los ecos é uma música nova para nós, já as composições de Eduardo Martinelli temos tocado faz um bom tempo, assim como Baião de Gude. A música 1×0 foi um arranjo que o Jardel trouxe e preparamos para esse concerto”, detalha Rafael Salgado.

O Quarteto Toccata é formado por Rafael Salgado, Pieter Rahmeier, Marcos Araújo e Jardel Tartari. Eles tocam juntos há pelo menos 11 anos.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Christiane Reis