Programação da Eu Respeito de setembro visa a valorização da vida

O mês de setembro é marcado pelo fim do inverno e início da primavera, uma ótima oportunidade para refletir sobre vitalidade e renascimento. Este é o tema da campanha Eu Respeito do mês que se inicia: a vida e como valorizá-la.

Logo no dia 1, o tema vida é abordado na palestra Você na sua melhor versão, ministrada por Karim Khoury. Karim é administrador, consultor de empresas, Instrutor Sênior de Mindfulness, Coach Sênior, Master Trainer e Trainer em PNL; além de ser autor de cinco livros sobre liderança, comportamento, técnicas de treinamento e saúde. A palestra será realizada às 10h, com transmissão pela TV UFMS e a Rádio Educativa 99.9 FM.

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e para fortalecer a campanha Setembro Amarelo, o Monumento Símbolo da UFMS ficará iluminado com luzes amarelas. No meio do mês, será realizada a 2ª edição da Jornada de Prevenção ao Suicídio, com mesas-redondas e palestras sobre temas que envolvem saúde mental. O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem e pela Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde, com apoio das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Gestão de Pessoas.

Conhecimento e troca de experiências são fundamentais para uma vida saudável, e dos dias 13 a 17 o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul será realizado: o Integra UFMS 2021. Serão apresentados trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação de toda a Universidade, de maneira totalmente on-line. Acesse integra.ufms.br e não perca!

O programa Todas as Artes, que traz entrevistas sobre a vida e a obra de artistas, terá o escritor Rubenio Marcelo como o convidado deste mês. Rubenio é poeta, escritor, membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e autor de treze livros e três CDs. O episódio será exibido por meio do canal e das redes sociais da TV UFMS.

A cultura também é incentivada e promovida pelo Movimento Concerto, que em setembro terá apresentações do Phronesis Cello Duo e de professores do curso de Música da UFMS. O concerto será gravado no Teatro Glauce Rocha e transmitido gratuitamente a todos, com o objetivo de democratizar o acesso a este estilo musical e enriquecer a vida das pessoas.

Saber observar as belezas do dia a dia nos ajuda a viver com mais leveza. O resultado final do concurso fotográfico Além dos Olhos será divulgado no fim do mês. As imagens irão estampar os calendários institucionais do próximo ano.

Como sempre ocorre desde o início da pandemia, ao longo do mês também serão realizadas atividades do programa  Se Cuide, te amo! – Uma ação do coração da UFMS, com foco na saúde mental dos professores, estudantes e técnicos da Universidade. O novo grupo reflexivo sobre ansiedade é exemplo disso.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno