Mais de 3,2 mil se inscrevem em curso de extensão

O curso de extensão Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar, oferecido pelo Instituto de Biociências (Inbio) da UFMS em parceria com o Ministério da Educação, recebeu pedidos de inscrição de professores da rede pública de várias regiões do Brasil.

Com o objetivo de promover a formação continuada e aperfeiçoamento de professores sobre o conhecimento do trabalho pedagógico desenvolvido com a criança e o adolescente no atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar durante seu período de hospitalização e/ou tratamento de saúde, o curso está na sua segunda edição e ofereceu 500 vagas.

“Tivemos aproximadamente 3,2 mil inscrições de candidatos cursistas de todas as partes do Brasil. O curso é destinado a professores da Educação Básica, provenientes da rede pública de ensino e tem como objetivo, prepará-los para atender, seja na escola, no hospital ou no domicílio, o aluno hospitalizado e/ou em tratamento de saúde. Terá duração aproximada de seis meses, com certificação de 180h ao final. Para tanto, contaremos com seis professores pesquisadores  e vinte tutores para darem todo o suporte, seja na preparação do material, como no acompanhamento aos participantes. Nesse período, estaremos fazendo o possível para disponibilizar aos 500 cursistas selecionados, uma formação que realmente responda às suas necessidades e expectativas, enquanto educador responsável por essa clientela. Uma informação importantíssima que merece também ser ressaltada, é para que o mesmo ocorra, firmamos uma parceria UFMS e o MEC”, fala a coordenadora do curso e professora do Inbio Jucélia Linhares Granemann de Medeiros. Também integram a equipe do curso o supervisor Fernando César de Carvalho Moraes e o formador Gilberto Ribeiro de Araújo Filho, ambos da Faculdade de Educação.

Na UFMS o curso está sendo promovido por meio de um esforço conjunto entre o Instituto de Biociências, a Secretaria Especial de Educação a Distância e a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte. “Estamos muito felizes, em poder contar novamente com todo esse aparato, tão essencial e valoroso ao êxito e qualidade do curso”, comenta Jucélia. “Em todas as etapas da efetivação do mesmo, o Ministério da Educação oferece recursos financeiros, tanto para a contratação dos profissionais, como na obtenção de demais recursos para melhor operacionalizar a formação. Em contrapartida, a Universidade dá todo o suporte para implantação e funcionamento do mesmo. Auxilia também, em questões materiais e estruturais”, acrescenta a coordenadora.

O curso é desenvolvido em seis módulos, com duração de 20 a 30 horas, totalizando 180 horas: introdução ao atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar, políticas relativas aos atendimentos educacionais em ambientes hospitalares e domiciliares, atendimento educacional em ambiente domiciliar, atendimento educacional em ambiente hospitalar, brinquedoteca hospitalar e práticas pedagógicas nos atendimentos educacionais em ambientes hospitalares e domiciliares.

As atividades serão realizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS e todos que participarem das atividades receberão certificado digital.

“As expectativas para essa nova turma são muitas, pois o referido curso além de dar suporte teórico e prático aos professores que diretamente atuam com alunos hospitalizados e/ou em tratamento de saúde nos hospitais ou em seus domicílios, preparam os professores da Educação Básica que receberão novamente seu alunado após alta hospitalar, já que o curso é estendido a todos os professores da Educação Básica, seja o professor que atua com o aluno no hospital, como na escola regular ou especializada, após sua alta hospitalar. Vamos à segunda edição!”, conclui Jucélia.

Professores e tutores

Também foram realizados outros dois processos seletivos. Um para preencher vagas destinadas a professores formadores, que receberão três bolsas da Universidade Aberta (UAB/MEC), cada uma no valor de R$ 1,3 mil. Outro para selecionar tutores, que devem receber seis bolsas da UAB/MEC no valor de R$ 765 cada uma.

Confira os três editais abaixo.

Download (PDF, 480KB)

Download (PDF, 229KB)