Instituições federais de Educação irão emitir diplomas no formato digital

O Ministério da Educação realizou hoje, 16, pela manhã o lançamento do serviço de emissão de diploma digital para a Rede Federal de Educação e do Portal Validador Educacional. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do MEC no Youtube.

Para a reitora em exercício, Camila Ítavo, que participou da solenidade virtualmente, o diploma digital representa um avanço para as instituições federais. “A transformação digital também tem acontecido na UFMS e estamos investindo em recursos, equipamentos e capacitação do nosso pessoal para trazer mais benefícios à comunidade universitária”, enfatizou. Segundo Camila, a UFMS já conseguiu reduzir o prazo para emissão de diplomas e tem trabalhado para garantir mais agilidade e transparência aos processos.

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, expressou satisfação em lançar o serviço “que concretiza a emissão de diplomas digitais de curso superior de graduação, oferecendo maior transparência e agilidade para os usuários”, disse, e informou que o documento terá validade jurídica igual à do documento físico. “Os benefícios práticos vão desde a redução do tempo e do custo na emissão e registro do diploma, maior segurança durante processos de emissão, garantia de autenticidade do documento, facilitação de distribuição e promoção de ação de preservação do meio ambiente, a partir da eliminação do uso do papel”, pontuou.

O Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, apresentou o histórico do desenvolvimento do sistema até o lançamento, agradeceu a todos os colaboradores desde as gestões anteriores e informou que “no Diário Oficial da União de hoje foi publicada uma Instrução Normativa que consolida e conclui todo esse trabalho, com toda a regulamentação e critérios para as instituições implementarem o diploma digital”.

“Fico muito feliz de agora em 2020 podermos somar as instituições e suas competências para oferecermos algo que é relevante para todos que irão ser formar, e são cerca de 250 mil formandos por ano só nas Instituições Federais de Educação Superior, sem falar nas estaduais, confessionais e demais. Com o serviço de emissão e preservação digital dos documentos, esses diplomas não só ficarão armazenados nas instituições, mas poderão ser verificados por qualquer pessoa por meio de uma plataforma. Isso irá permitir não só a segurança, que é essencial para o exercício de todas as profissões e competências formadas nas instituições, mas também a preservação, ampliação e equidade. O poder de uso dessa tecnologia permitirá que seja acessível a todas as instituições”, disse o Diretor Geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

Na cerimônia foi apresentado um vídeo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre o passo a passo da emissão do diploma digital. A UFRN e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são as pioneiras na emissão do documento.

O Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, falou na solenidade que não se trata apenas da substituição do papel por um documento eletrônico. “Estamos falando do avanço que o Brasil registra com esse diploma, ele representa o pleno conceito de sustentabilidade, econômica, ambiental, pessoal. É um mecanismo que permite em qualquer parte do mundo certificar se o diploma é de fato verídico. Muito nos orgulha esse momento e tenho certeza que ainda novos avanços virão”.

O evento foi finalizado com a validação do diploma digital da Bacharel em Ciências Contábeis pela UFPB, Vanessa Caroline Nascimento, feita pelo Ministro Milton Ribeiro.

Mais informações sobre o diploma digital podem ser obtidas no site: http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/.

Texto: Ariane Comineti