Para fortalecer a inclusão, a inovação, a governança e a conexão entre as lideranças da Universidade, a reitora Camila Ítavo, o vice-reitor Albert Schiaveto, pró-reitores, diretores de agências e diretores da Administração Central e Setorial se reuniram na Cidade Universitária. O evento foi realizado nesta segunda-feira e terça-feira, 9 e 10.
As lideranças participaram da cerimônia de abertura do Junho Prata da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), do lançamento do Hub de Inovação, da assinatura do termo de posse dos diretores dos Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq), Chapadão do Sul (CPCS) e Coxim (CPCX), além da entrega do Selo ODS Educação e da inauguração da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade e da Sala Verde. Na pauta do encontro também estavam informações sobre a 15ª Reunião da Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres na UFMS, a programação de aniversário dos 46 anos de Federal, o planejamento orçamentário e a infraestrutura da UFMS, a Corregedoria e a Ouvidoria, a avaliação dos cursos e os editais da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, além do programa UFMS em Ação e a expansão do LabCrie para todos os câmpus.
Para a reitora, o diálogo, a presença e a conexão entre todos os líderes possibilita uma boa gestão, que se reflete em uma Universidade melhor a cada dia, forte no ensino, na pesquisa e na extensão. “É um momento de integração, é um momento estratégico para governança da Universidade, em que a gente faz um alinhamento institucional, a gente entende os nossos projetos como Plano de Desenvolvimento da Unidade, que será elaborado até o final de junho para aprovação em agosto em todas as unidades, alinhado ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional integrado ao nosso Projeto Pedagógico Institucional. Estamos aqui avaliando todos os resultados do programa UFMS em Ação, em que a gente faz esse processo de reflexão coletiva, de diálogo em prol da nossa Universidade, da melhoria contínua dos nossos cursos e nessa bela integração”, explicou Camila.
“Também compartilhamos os desafios da COP15, que será realizada em março de 2026, em que a gente está auxiliando enquanto instituição de ensino e pesquisa, sendo esse ponto colaborativo de todas as demais, para que a gente possa fazer bem bonito em Mato Grosso do Sul, no nosso país, na zona verde, que eu falo que a COP das pessoas, é a COP das crianças, dos jovens, dos adultos, dos 60+”, complementou a reitora.
O vice-reitor reforçou que as reuniões são uma oportunidade para estimular a participação de todos na preparação de eventos importantes como a COP15 e os 46 anos de Federal. “Nós somos uma Universidade única, temos dez câmpus, 26 unidades, então é muito importante que a gente tenha reuniões de alinhamento, para que a gente fale a mesma língua, para que a gente tenha dois grandes eventos. A COP15 vai acontecer em março de 2026, mas tem os preparativos e várias ações que vão ocorrer durante esse ano, então é muito importante que todas as unidades estejam alinhadas. Outro evento importante é a nossa comemoração de 63 anos de existência, 46 anos de federalização, estamos preparando uma festa linda, uma semana inteira de várias atividades e a gente quer fortalecer também o aniversário de cada um dos nossos câmpus, além da Cidade Universitária e da Universidade como um todo”, ressaltou.
Participação das lideranças
A diretora do Câmpus da UFMS do Pantanal, Andreliza de Souza, destacou que a realização de reuniões de gestão são fundamentais para o trabalho realizado em todas as unidades da Administração Setorial. “Quando temos uma reunião de planejamento estratégico, nós conseguimos fazer com que todas as unidades caminhem em uníssono, claro que cada uma com sua particularidade, cada uma dentro daquilo que é possível, mas estamos todos alinhados, com as mesmas ações, sempre olhando para o mesmo horizonte, traçando estratégias muito pontuais e muito assertivas para melhoria de todos os nossos estudantes, melhoria do nosso trabalho, da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação. Eu vejo que esses momentos são fundamentais, momentos de aprendizado e também de fortalecimento de laços”, pontuou.
Para o diretor do Câmpus da UFMS de Naviraí, Marco Antônio da Silva, trata-se de um momento para alinhar as expectativas e discutir as possibilidades para a Universidade para que todos entendam onde estão, onde querem chegar e o que precisa ser feito nos próximos anos. “A gente tem a oportunidade, eu estou falando das unidades fora da sede, de poder encontrar com o pessoal da Cidade Universitária, encontrar com os gestores, com a Administração Central, com os nossos colegas de fora e a gente confraternizar um pouquinho, discutir boas práticas e também a gente conversa muito sobre os problemas que a gente tem, acaba encontrando soluções que são importantes e apoio, que eu acho que é uma coisa que a gente não pode perder nunca de foco. A gente precisa de apoiar muito, porque as dificuldades aparecem, mas a gente tem saídas importantes acontecendo, inovação acontecendo, boas práticas que podem ajudar a gente a resolver problemas e seguir na nossa trilha”, disse.
Ainda, durante a reunião, foram assinados os termos de posse para o mandato 2025-2029 dos diretores do CPaq, Ana Graziele Toledo; do CPCX, Silvana Zanchett; e do CPCS, Wallace de Almeida. A cerimônia de posse dos três diretores será realizada posteriormente em suas respectivas unidades.
“A gente fica muito feliz pelo sim da nossa comunidade do Câmpus de Aquidauana […] para esse segundo mandato. Acho que isso, de alguma forma, mostra o reflexo do nosso trabalho. Não o trabalho da Ana, mas o trabalho da UFMS, porque se hoje o Câmpus de Aquidauana deu passos muito importantes, a gente tem o trabalho da UFMS sendo refletido lá. […] Eu estar aqui hoje é um misto de agradecimento, de reconhecimento, de respeito pelo que a UFMS fez por mim e pela minha família. O mínimo que eu posso fazer é tentar continuar retribuindo com o meu trabalho, minha dedicação”, celebrou Ana Graziele.
Silvana agradeceu a confiança da Reitoria e relembrou sua trajetória, com apoio da Administração Central, para o crescimento do CPCX. “Eu tenho dois olhares da UFMS. Eu tenho o meu olhar, o primeiro olhar, como estudante, uma mãe que entrou em um curso superior com 26 anos. Não tinha nem câmpus, era em uma escola, com muita dificuldade. E tenho um olhar agora, como servidora e gestora da UFMS. Eu sou muito grata à universidade pública federal, à UFMS e vi esse desenvolvimento”, contou. “O nosso câmpus é a extensão da nossa casa, porque nós passamos o maior tempo lá e nós cuidamos com muito amor e carinho. […] Precisamos ter paz para trabalhar, trabalhar muito, fazer com muita competência, sempre ouvindo a todos, seguindo as normas, seguindo as orientações. Estamos juntos, estou aqui aberta para ir trabalhar junto com vocês, trabalhar muito pela UFMS”, reforçou.
A reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto também deram as boas-vindas ao novo diretor do CPCS e homenagearam o professor Kleber Gastaldi pelos oito anos à frente da direção. “Eu fico muito feliz e, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade muito grande suceder um excelente trabalho por oito anos. […] Agradeço muito pela oportunidade que você me deu de aprender contigo e a todos os colegas também aqui, que eu já tenho algum contato, que a gente tenha absolvido muito conhecimento sempre em prol da UFMS, sempre o nosso objetivo é trabalhar para o melhor da nossa Instituição”, discursou Wallace.
Ao se despedir dos colegas, o professor Kleber expressou sua gratidão e disse que irá continuar colaborando com a UFMS como professor e coordenador de projetos. “Fica o meu agradecimento a todos vocês, sem exceção, por todos esses momentos que nós tivemos aqui, compartilhando seja momentos bons, seja momentos um pouco mais pesados, mas faz parte. Importante é que estamos aqui todos em harmonia e sintonia. Muito grato ao professor Albert, professora Camila, por esse grande compromisso junto com vocês”, finalizou.
Texto: Thalia Zortéa
Fotos: Thalia Zortéa, Mylena Rocha, Thiago Striimer e Alíria Aristides