Cidadania e sustentabilidade ganham reconhecimento e nova infraestrutura

Nesta terça-feira, 10, foi inaugurada a Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids), com novas instalações no térreo do prédio das Pró-Reitorias, localizado no setor 2 da Cidade Universitária. A cerimônia foi conduzida pela reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto durante a entrega de certificados do Selo ODS Educação para os coordenadores de vinte projetos premiados em 2022, 2023 e 2025.

Até domingo, 15, estão abertas as inscrições para a participação da UFMS no Selo ODS Educação 2025. Os coordenadores de projetos de ensino, pesquisa e extensão cadastrados e aprovados na Universidade, com atividades previstas entre outubro de 2024 e outubro de 2025, devem enviar propostas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj)

“Hoje comemoramos uma evolução, que é viver esse momento de inauguração desse novo espaço para a Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade. Ficou muito aconchegante. São duas áreas que cresceram muito e vão permitir que organizemos nossos currículos, além de auxiliar os demais poderes, em especial, o Executivo. A criação da Procids fez com que fossemos chamados pelo Governo [Federal] e o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania nos convidasse para reimplantar a Escola de Conselhos de Mato Grosso do Sul. Agradeço à equipe da Procids, que é gigante em capacidade”, disse a reitora Camila Ítavo.

“Estamos muito felizes em inaugurar as novas instalações da Procids. O espaço ficou lindo, acolhedor, maravilhoso e queríamos compartilhar essa alegria, esse momento único com os gestores, por isso trouxemos a nossa reunião de gestão para cá. Foi muito gostoso, todo mundo se sentiu bem, foi uma alegria estarmos juntos nesse espaço maravilhoso para toda a nossa comunidade universitária”, falou o vice-reitor Albert Schiaveto.

“É prazer muito grande receber vocês aqui no nosso espaço, na nossa casa que ficou linda, ficou com a nossa cara. Isso é muito representativo e impacta nas nossas ações, nos projetos e estratégias sustentáveis e ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), nas nossas ações ligadas ao Setor de Políticas Afirmativas e Inclusão, da diversidade, como UFMS Indígena, UFMS Diversa, Sou Mulher, além de duas campanhas junto ao Governo do Estado – Todos por elas e Você merece o amor leve. A UFMS sai na frente quando cria uma pró-reitoria dessa natureza e traz para ela projetos e programas que dão mais visibilidade à Instituição. É muito gratificante, nós somos muito unidos. Cidadania não acontece sem sustentabilidade. Sustentabilidade não acontece sem cidadania”, enfatizou a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol.

Além dos espaços exclusivos para as diretorias de Cidadania e de Sustentabilidade, a Procids passa a abrigar a Sala Verde, antes instalada no Museu de Arqueologia da Universidade. “É um espaço certificado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que, anualmente, abre chamada para certificação de espaços voltados à educação ambiental. A Sala Verde é aberta para utilização por toda comunidade universitária em especial, para capacitações em educação ambiental, palestras e outros eventos. Nossa ideia é certificar um espaço como esse em cada um dos câmpus”, disse o diretor de Sustentabilidade, Leonardo Chaves. Ele destacou ainda que a Sala Verde da UFMS foi escolhida para representar o Centro-Oeste no Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa no final do mês de julho.

Selo ODS

Desde 2022, a UFMS é reconhecida pelo seu compromisso com os ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “A UFMS foi a primeira instituição brasileira a se cadastrar na plataforma e tem sido parceira do Selo ODS de Educação”, conta Chaves. Segundo o diretor, nos últimos três anos, 20 projetos de extensão e pesquisa da UFMS foram reconhecidos e os coordenadores receberam o certificado da gestão por suas iniciativas.

“Quero agradecer a cada um de vocês pela riqueza dos projetos. Temos ações lindíssimas e inovadoras. Hoje premiamos os projetos certificados em 2022, 2023 e 2024. A preocupação e inserção dos ODS é algo relativamente novo na nossa Universidade, mas já se tornou parte do nosso dia a dia e da formação dos nossos jovens”, destacou a reitora. “Todos os nossos projetos têm ligação hoje com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e é muito importante reconhecer esse trabalho feito por docentes, técnicos, estudantes em prol da agenda mundial”, comentou o vice-reitor.

A professora do Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul Meire Cordeiro falou em nome de todos os coordenadores homenageados. “Meu projeto se chama Solo na Escola e populariza a ciência do solo. Levamos informações sob

re os cuidados, a importância e a preservação, sustentabilidade do solo, que é um recurso natural tão caro. O Selo ODS é importante para a gente, pois é o reconhecimento das nossas atividades. Desde 2016, eu venho conduzindo esse projeto, que envolve muitos estudantes de Agronomia e Engenharia Florestal. Isso é muito bom, dá um gás a mais para continuarmos”, disse. O projeto recebeu o Selo ODS em 2024.

As iniciativas que também foram certificadas com o Selo ODS no ano passado foram: Curso de língua inglesa para o projeto Bombeiros do Amanhã, do Câmpus da UFMS de Aquidauana; Histórias da cidade, do Câmpus da UFMS de Nova Andradina; Leitura e cultura: ferramentas de transformação pessoal e social, do Câmpus da UFMS de Naviraí; Meninas cientistas do Pantanal, do Câmpus da UFMS do Pantanal; Olimpíadas de foguetes Jato Pet, do Câmpus da UFMS de Ponta Porã; Enactus UFMS, da Escola de Administração e Negócios; Recicla + Coxim: por uma cidade ambientalmente consciente, do Câmpus da UFMS de Coxim; UMI: uma década fazendo história na inclusão social, educacional e tecnológica aos idosos, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas; e Você na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: visitação e orientação no Câmpus de Paranaíba.

Em 2023, foram certificados os projetos: Festival Mais Cultura e Trilha Rupestre da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece); Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica, da Agência de Educação Digital e a Distância; Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico, da Faculdade de Computação; e Semana de Desenvolvimento Profissional, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.  Em 2022, foram certificados os projetos: Desafio UFMS Sustentável, da Agência de Inovação; Sou Idoso UFMS e Sou Mulher, da Procids; Vem pra UFMS, da Proece; e Semana Lixo Zero UFMS, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.

Texto: Vanessa Amin/Thalia Zortéa

Fotos: Thalia Zortéa e Vanessa Amin