Até 3 de setembro, a comunidade de Corumbá e Ladário poderá visitar, de forma gratuita, a exposição Itinerâncias, que chega ao Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan) já na próxima segunda-feira, 25. A abertura está marcada para às 19h, na sala B-1 da Unidade 1 do CPan, e contará com a participação da cantora corumbaense Ivi Rondon para uma apresentação musical em homenagem à viola de cocho.
Segundo a diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Rozana Valentim, a chegada da Itinerâncias ao CPan também se trata de um tributo à cultura pantaneira, uma vez que haverá a contribuição de artistas locais expondo suas obras no período, além de que o Pantanal sul-mato-grossense é tema recorrente da produção de vários dos autores participantes. “Vamos dialogar sobre essa temática a partir das obras dos artistas que compõem o acervo [original da Universidade] e também dos artistas locais convidados para participar da Itinerâncias, no caso o Rubem Dario e o Jorapimo, que têm em suas poéticas a paisagem, o cotidiano e a natureza pantaneira. Durante o primeiro dia da exposição, faremos oficinas de arte em que todos esses temas sejam parte da produção artística dos participantes”, confirma.
Para a diretora do CPan, Andreliza de Souza, é uma honra que a comunidade pantaneira conheça de perto produções artísticas de prestígio, de obras concebidas por gente da nossa terra. “É uma alegria enorme para nós, da UFMS do Pantanal, poder receber esse acervo. É como trazer um pedaço vivo da história e da cultura do nosso Estado para dentro do câmpus. Muitas vezes, a gente associa a Universidade só ao ensino e à pesquisa, mas a arte também faz parte dessa formação integral. Ter obras originais de artistas locais aqui é um privilégio, porque aproxima os nossos estudantes e servidores e a nossa comunidade a esse contato direto com a produção cultural”, comemora.
“Acho que o mais bonito dessa exposição é justamente essa ideia de circular, de percorrer todos os câmpus. A UFMS é uma só, mas está espalhada em várias cidades, e a arte está ajudando a costurar esses lugares, criando um sentimento de pertencimento e identidade. Então, mais que uma exposição, a Itinerâncias é um convite para a gente se reconhecer como parte dessa história coletiva”, adiciona Andreliza.
A exposição faz parte das celebrações dos 46 anos de Federal e reúne o acervo da Universidade de artes plásticas de autores sul-mato-grossenses, entre pinturas e esculturas originais. Como já vem ocorrendo desde sua inauguração, a mostra tem percorrido todos os câmpus da UFMS, com visitação sempre gratuita e aberta à toda a comunidade. Entre os artistas com obras expostas estão Adilson Schieffer, Brum Bucker, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Richard Perassi e Conceição Freitas.
Texto: Raul Delvizio
