Inscrições para transferência externa, refugiados e portadores de diploma vão até 2 de julho

Estudantes de outras instituições nacionais de ensino superior, portadores de visto de refugiado, visto humanitário ou visto de reunião familiar e portadores de diploma de graduação têm até 2 de julho para se candidatarem às vagas ofertadas em cursos de graduação da UFMS. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nesta página.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira, observa que a cada ano a quantidade de vagas ocupadas na Universidade aumenta e que o intuito é justamente atender ao maior número de pessoas que desejam estudar na UFMS. “Cada vez mais a Universidade tem se consolidado como uma protagonista na educação e na ciência. Mais que um diploma, oferecemos uma formação técnica de qualidade e também cidadã. A sociedade como um todo tem reconhecido isso e nossos egressos têm ocupado posições de destaque em suas profissões”, informa. 

Para ingresso neste segundo semestre de 2025, há oportunidades em graduações de diversas áreas do conhecimento, presenciais ou a distância, distribuídas em todos os câmpus. O processo seletivo será feito por meio da análise das informações e dos documentos anexados no momento da inscrição. A lista detalhada dos comprovantes necessários está no edital de inscrição

A ocupação das vagas será realizada, primeiramente, entre os candidatos inscritos para transferência de outras instituições e a prioridade será para os matriculados em cursos de mesmo nome do curso pretendido na UFMS. Caso ainda existam vagas após esta primeira etapa, serão contemplados a seguir os matriculados em cursos de mesmo nome, mas que sejam desenvolvidos em modalidades diferentes como bacharelado, licenciatura, presencial ou a distância, e depois, serão contemplados os matriculados em cursos diferentes, mas que sejam da mesma área do conhecimento. Em seguida, o preenchimento das vagas será voltado aos estrangeiros portadores de visto de refugiado, humanitário ou de reunião familiar e, por fim, aos portadores de diploma de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação. 

O resultado preliminar será divulgado no dia 9 de julho e os candidatos poderão apresentar recursos administrativos nos dias 10 e 11. O resultado final está previsto para 14 de julho, data em que também deve ser publicada a primeira convocação para a matrícula.

O edital completo com mais informações para inscrição pode ser acessado na página de Ingresso. 

Texto: Ariane Comineti