Inscrições abertas para evento internacional sobre estudos fronteiriços

Até dia 17 de agosto, estão abertas as inscrições para o Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços – Latinidades. O evento será realizado em formato on-line entre os dias 22 e 24 de setembro pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), em parceria com a UFMS e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Na UFMS, o Núcleo de Estudos Culturais e Comparados (NECC) está responsável pela organização.

“Todos podem se inscrever, em especial os interessados no pós-colonialidade/pós-colonialismo, pós-ocidentalismo, subalternidade, descolonialidade/decolonialidade, pensamento fronteiriço e as linguagens/línguas, culturas, artes, literaturas e educação, inclusive para apresentação de trabalho”, explica Francine Rojas integrante do NECC e doutoranda em Estudos de Linguagens pela UFMS. Os trabalhos podem ser inscritos nas modalidades de comunicações em eixos temáticos. Nos anais do evento serão publicados resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos. “Os artigos que se destacarem serão publicados no periódico RELACult”, explica Francine.

De acordo com Francine, trata-se de um evento relevante por ter como proposta discutir e pensar temas relacionados ao contexto histórico-político-cultural. “Vivemos, em especial, em um contexto que clama pela reflexão em torno do colonialismo, a exemplo da onda mundial na qual estátuas de personalidades que, de alguma forma, representam e glorificam as consequências nefastas da colonialidade e modernidade, são derrubadas”, destaca.

O evento oferecerá certificação internacional e também promoverá partilha cultural. As inscrições podem ser feitas aqui. Confira abaixo mais informações sobre a programação e a inscrição de trabalhos.

Download (PDF, 1.72MB)

Texto: Vanessa Amin