Inscrições abertas para alunos especiais e vagas remanescentes

Anualmente, a UFMS oferece mais de mil vagas para ingresso em 67 programas de pós-graduação entre residências/especialização, mestrado e doutorado. Entre o final do ano passado e o começo deste ano, mais de 50 PPGs já fizeram o processo seletivo para ingresso em 2020. Quem perdeu o prazo ou não pôde efetuar a inscrição ainda pode participar como aluno especial ou concorrer a vagas remanescentes.

Podem participar como alunos especiais egressos de cursos de graduação em busca de aprimoramento ou que desejem conhecer melhor como funciona um curso de pós-graduação. Estudantes que ainda estão na graduação também podem se inscrever desde que participem ou tenham participado de programas de Iniciação Científica Institucional, Iniciação à Docência ou de Educação Tutorial e já terem cumprido 75% da carga horária total exigida no curso.

Na Cidade Universitária, até dia 26 de fevereiro estão abertas inscrições para aluno especial no Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagens e no Mestrado em Comunicação. Ainda em Campo Grande, os interessados em ingressar como aluno especial no Mestrado em Educação Especial podem fazer sua inscrição até o dia 21 de fevereiro.

Já em Três Lagoas, está aberto processo seletivo para alunos especiais para o PPG em Letras (mestrado e doutorado) até o dia 21 de fevereiro. Nesta modalidade de ingresso, o aluno pode cursar até duas disciplinas, sendo uma por semestre. Caso seja aprovado no processo seletivo, é possível solicitar o aproveitamento, desde que tenha sido aprovado na mesma.

Vagas remanescentes – O programa de Residência Multiprofissional em Saúde está com inscrições abertas para uma vaga remanescente na área de Reabilitação Física. Podem participar graduados em Fonoaudiologia. O prazo para inscrição termina no dia 27 de fevereiro.

Outro PPG que também realiza processo seletivo para vagas remanescentes é o em Ciências Veterinárias. São cinco para o mestrado e podem participar graduados em cursos das áreas de Ciências Agrárias ou Biológicas e da Saúde. O prazo termina no dia 30 de maio.

Para saber mais sobre os processos seletivos para alunos especiais e para vagas remanescentes basta acessar o portal da Pós-Graduação: www.posgraduacao.ufms.br

Texto: Vanessa Amin