Incubadora no Pantanal impulsiona empreendimentos solidários

Proporcionar alternativas de produção para a agricultura familiar com difusão do conhecimento, por meio de estudos e experiências, é a proposta da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira, institucionalizada em 2013 e ambientada no Câmpus do Pantanal.

A Incubadora foi fomentada pela aprovação na Chamada Linha B: Apoio à formação e institucionalização de novas incubadoras tecnológicas de economia solidária e o projeto conta com financiamento por meio do Termo de Cooperação MTE/Senaes / CNPq n. 017/2013.

“A incubação é a verdadeira vocação da Universidade. Através dela professores e alunos experimentam suas teorias e desenvolvem habilidades a partir do contato com seus incubados, que por sua vez encontram verdadeiros parceiros para apoiar a melhoria da qualidade de vida familiar. Na incubação o ensino, a pesquisa e a extensão encontram-se tão imbricados que dificilmente conseguem ser percebidos isoladamente”, afirma o professor Edgar Aparecido da Costa, diretor do Câmpus do Pantanal e coordenador da Incubadora.

Empreendimentos Econômicos Solidários

Professores, técnicos e alunos de diversos cursos do CPAN, além de pesquisadores da Embrapa Pantanal, atuam atualmente em três Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) incubados: Associação de Moradores da Comunidade Antônio Maria Coelho (AMC), Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento 72 (PA 72) e Associação dos apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá (AAAFC/MS).

“Na Associação de Moradores da Comunidade Antônio Maria Coelho (AMC) a Incubadora vem, sistematicamente, apoiando a luta pela conquista da água e da certificação de Comunidade Tradicional. Apoiou a participação da Associação no Festival América do Sul de 2015 e vem ajudando a captação de recursos. Com apoio da ITCP da UFMS começou a implantar cursos de artesanato e corte e costura”, descreve o coordenador.

Já com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento 72 (PA 72) ampliou-se a produção e venda de hortaliças nas feiras livres de Ladário, para a merenda escolar e para a Marinha do Brasil, além do abastecimento de mercados da cidade.

“O apoio sistemático à captação de recursos resultou na aprovação de projetos do Programa Vale Comunidade nos anos 2014 e 2015”, completa o professor Edgar.

Na Associação dos apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá (AAAFC/MS), a Incubadora apoiou a realização da I Festa do Mel no assentamento Taquaral e realizou um curso de manipulação de caldas agroecológicas para manejo de hortas orgânicas.

Com o sucesso do projeto, a partir do dia 24 de maio passa a ser realizada a Feira de Produtos Agroecológicos no pátio da Unidade I do CPAN.

Dela poderão participar os grupos incubados, tendo como público alvo a comunidade acadêmica e visitantes do CPAN. A feira acontecerá todas as terças-feiras, das 8h às 11h.