HUMAP comemora Semana da Prematuridade

O Dia da Prematuridade (17/11) será comemorado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), com uma semana especial.

A Semana da Prematuridade terá início na terça-feira (14/11), às 9h, com uma roda de conversa com mães sobre o Método Canguru. Às 10h haverá depoimento da primeira mãe Canguru do HUMAP, Elisângela de Aquino Lopes Magalhães.

Na quinta-feira (16/11), às 8h, será realizada a abertura oficial do evento, com conversa com o superintendente, Cláudio César da Silva, e oração com o Capelão Reis. Às 9h haverá café da manhã e às 10h palestra sobre prematuridade com a enfermeira Flávia Nantes Fausto e entrega de brindes. No período da tarde, às 14h, haverá palestra com a psicóloga Patrícia Oliveira Borges e às 15h atividade laboral com a equipe de fisioterapia do HUMAP.

Na sexta-feira (17/11), às 8h, será aberto o Mural de Recém-Nascidos, com fotos da evolução dos bebês que estiveram na UTI Neonatal, e distribuição de brindes. Às 9h haverá bingo com brindes, coordenado pela enfermeira Vanessa Giavarotti Tabosa Flores. No período da tarde, às 14h, será realizada uma sessão de cinema (exibição do filme Trolls) com pipoca e às 17h entrega de cartilha de “Alta Responsável” e brindes.

Todas as atividades da Semana da Prematuridade serão realizadas na Sala de Atividades da Unidade Neonatal do HUMAP.

“A Semana e o Dia da Prematuridade são importantes para sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com os bebês prematuros e valorizar os profissionais que lidam com estas vidas extremamente delicadas. O HUMAP conta com equipe altamente qualificada, que é referência no estado de Mato Grosso do Sul e um setor neonatal muito bem estruturado para atender à população”, afirma o superintendente do HUMAP, Cláudio César da Silva.

UTI Neonatal em números

De janeiro a setembro de 2017 a UTI Neonatal do HUMAP atendeu 119 bebês prematuros. Destes, 75,2% tiveram alta para a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), 5,6% foram transferidos para o CTI Pediátrico e 4% foram transferidos para outra unidade hospitalar.

Neste período, a média de permanência dos bebês na UTI Neonatal do HUMAP foi de 14 dias.

Doações de fraldas

A equipe de Neonatologia do HUMAP promove durante todo o mês de novembro campanha de arrecadação de fraldas tamanhos recém-nascido e P, que serão destinadas aos bebês internados. As doações podem ser colocadas na caixa localizada na recepção principal do HUMAP. Os pequeninos agradecem a colaboração!

Organização

A Semana da Prematuridade é organizada pela Dra Silvia Nakahita, chefe médica da Neonatologia, Dra Aby Jaine Montes, chefe médica da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA), Patrícia Trindade Benites, enfermeira da UTI Neonatal, e Renata Teles, enfermeira da UCIN e UCINCA.

Fonte: HUMAP