Há 17 anos, UFMS está em Coxim formando e especializando profissionais

Complementando as demandas educacionais por ensino superior na região Norte do estado, o câmpus de Coxim foi criado pela UFMS em 2001. Sua implantação se deu por meio de parcerias e a inauguração foi realizada já com o início das aulas, no dia seis de agosto daquele ano.

Os dois primeiros cursos do câmpus foram o de Licenciatura em História e o de Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Espanhol. Foram abertas duas turmas em julho de 2001, oferecendo 50 vagas por turma. As aulas iniciais foram realizadas no prédio da Escola Estadual Silvio Ferreira, no centro do município.

Ainda em 2001 tiveram início as movimentações para a implantação do curso de Sistemas de Informação. A UFMS contou com a prefeitura e a câmara municipal de Coxim para a instalação de um laboratório necessário à graduação. Em agosto de 2002 foi implantado o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, com o oferecimento de 40 vagas por ingresso, e em sete de março do ano posterior, 2003, foi inaugurado o Laboratório de Informática. Neste mesmo ano o câmpus mudou de localização, sendo instalado na Escola William Tavares, no distrito coxinense de Silviolândia, onde permaneceu até o final do primeiro semestre de 2007.

No dia dois de agosto daquele ano, foram então inauguradas as instalações próprias da unidade, a sede do câmpus, situada à Avenida Márcio de Lima Nantes S/N, Vila da Barra, Estrada do Pantanal. No ano de 2009 teve início a oferta do curso de Enfermagem.

Atualmente, além dos quatro cursos de graduação citados, são desenvolvidas no câmpus as especializações em Docência, Linguagens e Tecnologias Educacionais e em Teoria e Metodologia do Ensino de História.

Fazem parte da unidade também o Centro de Documentação Histórica e o Memorial Henrique Spengler, que reúnem obras, objetos pessoais e materiais do artista que compõem a construção identitária sulmatogrossense.

Ao todo cerca de 60 servidores e 400 alunos de várias cidades de MS e do país circulam pelo câmpus de Coxim.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Ariane Comineti (com informações de arquivo, do câmpus de Coxim).

Fotos: Cedidas pela administração do câmpus.