Grupo de professores e estudantes da UFMS integra operação do Projeto Rondon na Bahia

Entre 26 de janeiro e 16 de fevereiro de 2023, um grupo de professores e estudantes da UFMS participa da operação Portal do Sertão realizada pelo Projeto Rondon na Bahia. Ao longo de 18 dias, as equipes multidisciplinares de 11 estados  desenvolverão atividades com comunidades de 12 cidades do interior da Bahia: Anguera, Aramari, Caetanos, Candeal, Iaçu, Irará, Itatim, Ouriçangas, Pedrão, Rio do Antônio, Serra Preta e Tanquinho.

O Projeto Rondon é uma ação, desenvolvida pelo Governo Federal com a coordenação do Ministério da Defesa e apoio das Forças Armadas. destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários e o emprego de soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, visando o fortalecimento da soberania nacional.

Para participar, as instituições devem submeter propostas de ações em editais abertos especificamente para isso. Na UFMS, a proposta foi submetida pelos professores do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) Sebastião Martins de Souza Neto e Nathan Aratani.

“Levaremos ações relacionadas as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Conosco, viajam estudantes dos cursos de Medicina (Cidade Universitária e Câmpus de Três Lagoas), Fisioterapia, Enfermagem, Ciências Sociais, Odontologia e Direito”, diz Nathan. A equipe da UFMS e uma equipe da Universidade de São Francisco desenvolverão atividades no município de Candeal.

Nesta quarta-feira, 25, o grupo foi recebido pela vice-reitora Camila Ítavo. “Para nós é um orgulho saber que temos professores e estudantes envolvidos no Projeto. Queremos desejar uma excelente viagem. Somos uma universidade pública e temos um compromisso com a sociedade. Tenho certeza que vocês vão ganhar muito em relação à formação profissional e humana e a comunidade também vai ganhar com as atividades desenvolvidas. Vai ser uma imersão no sertão, um ambiente completamente diferente daqui. Nós somos apaixonados pela extensão”, fala Camila. “Queremos recebe-los na volta para nos contar como foi tudo”, enfatiza.

“É uma oportunidade única do estudante universitário vivenciar na prática a realidade das comunidades e aplicar o conhecimento técnico construído”, ressalta o professor Sebastião. “O projeto é mais uma oportunidade de estimular a formação e atuação multi e interprofissional entre os estudantes da UFMS, além de reforçar o papel extensionista da Universidade nos territórios de maior vulnerabilidade”, complementa o professor Nathan.

Com base nas demandas apresentadas pelas autoridades e comunidade local, os estudantes e professores elaboraram oficinas com temáticas sobre: esquistossomose, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, hábitos alimentares, saúde da mulher, primeiros socorros, manobras de desengasgo, auxílio ao cooperativista, como obter documentação para regularizar a comercialização de produtos de origem animal, por exemplo, dos laticínios locais, escovação, câncer bucal, entre outras.

Grupo embarcou na madrugada desta quinta-feira, 26, para a Bahia

“Não é todo jovem que está disposto a isso. Vocês estão devolvendo um pouquinho do que recebem da comunidade em ações que beneficiam ela mesma. Só assim transformamos a realidade”, finaliza Camila. Participam da operação os acadêmicos: Aline Martins Alves, Bruna Taina Maria Ferreira de Matos e Mariane Tessi de Souza, do curso de Medicina; Bárbara de Andrade Nantes Pulcherio, do curso de Direito; Cristiele Pinto Martins e Maria Fernanda de Souza Macedo, do curso de Fisioterapia; Endrew Emanoeol Stopassola Metzler, do curso de Odontologia; e Isabela Parreira Butkenicius e Bruna Dias Abes, do curso de Enfermagem.

Acompanhe as atividades desenvolvidas pela equipe da UFMS no perfil Projeto Rondon UFMS.

Texto: Vanessa Amin, com informações da assessoria de comunicação do Ministério da Defesa

Fotos: JC Costa e Projeto Rondon UFMS