Formandos de quatro cursos celebram colação de grau no Câmpus de Aquidauana

Estudantes dos cursos de Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia do Câmpus de Aquidauana (Cpaq) colaram grau na noite desta quarta-feira, 25. A cerimônia reuniu 58 formandos e foi realizada no formato presencial, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine parabenizou os novos profissionais formados pela UFMS

O reitor Marcelo Turine parabenizou os estudantes e agradeceu o trabalho dos servidores, que colaboraram para a formação dos novos profissionais. “Nunca se esqueçam da nossa Universidade. A UFMS acompanha vocês por onde forem. Como somos uma universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e laica, isso faz muita diferença. Parabéns e sucesso, que vocês brilhem bastante”, ressaltou.

A vice-reitora Camila Ítavo destacou que cada formando possui uma história única, que deve ser celebrada. “Temos histórias de superação, histórias de perdas, mas, sobretudo, de  medo. Tenho certeza que todos sentem um pouco de medo. Quero deixar um recado como professora e como alguém que já esteve neste lugar: confiem em vocês, honrem as suas trajetórias e a história de vida das famílias de vocês. Sempre defendam a universidade pública, honrem a UFMS”.

O pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto César Malheiros, enfatizou que a Universidade proporciona a oportunidade de melhorar a vida das pessoas por meio do conhecimento. “Todos, do pintor ao reitor, contribuem para este momento [da formação]. Para vocês, é um momento de luz e para nós não é diferente. Muito obrigado por escolherem a UFMS e por confiarem no nosso trabalho”.

A diretora do Cpaq, Ana Graziele Lourenço Toledo, agradeceu os professores, técnicos e familiares, que contribuíram para que os formandos pudessem realizar o sonho da colação de grau. Por fim, ela deu conselhos valiosos aos novos profissionais formados pela Universidade. “UFMS é a tatuagem acadêmica de vocês, onde forem, vão nos levar junto e onde estiverem, estarão conosco. Não se conformem com menos do que o melhor, o mundo é de vocês”, incentivou.

Paraninfa da turma de Matemática, a professora Adriana Wagner discursou em nome dos homenageados da noite. “É gratificante, para nós professores, ver em cada um de vocês a mudança ao longo destes anos. Vocês sairão desta instituição qualificados para atuar em suas áreas, pois a educação da UFMS é gratuita e de qualidade”, disse.

Familiares e amigos dos formandos compareceram para celebrar a colação de grau

A estudante do curso de Pedagogia Leda Nascimento de Lima Fernandes representou todos os concluintes e fez a leitura do juramento durante a cerimônia. A formanda de Geografia Vitória de Jesus fez o discurso em nome das turmas. “Obrigada a cada servidor e colega de sala, que agregaram para este momento. Em nome de todos, quero que saibam que a dedicação foi reconhecida e será recompensada ao integrarmos o mercado de trabalho. Parabéns aos meus colegas!”, comemorou.

As colações de grau continuam em 2023. Na quinta-feira, 25, haverá mais uma cerimônia no Cpaq. Em fevereiro, será realizada a colação dos estudantes do Câmpus de Coxim, no dia 1º; no dia 6, será a vez do Câmpus de Paranaíba; no dia 7 será a solenidade do Câmpus de Chapadão do Sul; no dia 13 a comemoração será no Câmpus de Naviraí; no dia 14 no Câmpus de Nova Andradina e no dia 16 é a vez dos formandos do Câmpus de Ponta Porã.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: reprodução TV UFMS