Grupo Casa apresenta obra adaptada de Dom Quixote no Teatro Glauce Rocha

Na noite desta quinta-feira, dia 24, o Teatro Glauce Rocha foi palco de mais uma grande peça de teatro, o espetáculo “As Aventuras de Bagacinho”, adaptação da obra de Dom Quixote encenada pelo coletivo de artistas, o Grupo Casa. A apresentação faz parte da extensa programação do Festival Mais Cultura, promovido durante este mês na Cidade Universitária.

As Aventuras de Bagacinho é uma série com mais de 30 espetáculos representados por uma trupe de palhaços. Entre eles estão o Bolonhesa, o chefe da trupe, Bagacinho, o aventureiro, Mixirica, a princesa sem frescura, Alcaparra, o galã e Batata, o músico. Nessas aventuras, estão presentes as mais conhecidas histórias infanto-juvenis até os grandes clássicos da literatura dramática mundial, como Dom Quixote e William Shakespeare, representados a partir do gênero circo-teatro.

As apresentações são voltadas para todas as faixas etárias, com o intuito de repassar a mensagem do teatro para todos os públicos. Entretanto, a fundadora e integrante do Grupo Casa, Ligia Prieto, ressalta a importância do contato das crianças com as artes cênicas e reafirma seu papel na sociedade. “Essa aproximação das crianças com o teatro é fundamental. São eles que vão defender a arte amanhã! O teatro resgata a humanidade e sensibilidade, o olhar e a relação com o outro. Ele vai ensinar o respeito, o amor, vai ensinar tudo! E produzindo pensamento, que é sua obrigação! Ele não é apenas um objeto estético, mas promove a reflexão, de uma forma que a gente sai e questiona as cenas dentro da nossa realidade. E isso faz com que o mundo gire! O pensar faz o mundo girar”.

Desde 2013 percorrendo as estradas do estado e do país, o Grupo Casa assume um papel de despertar e promover o sonho de artistas no cenário teatral de Mato Grosso do Sul, através de seus encontros criativos e aulas, com oficinas permanentes de turmas que comportam a faixa etária de 4 a 60 anos.

A atriz mirim Talita Farias Rodrigues, tem sete anos e é aluna da Companhia de Teatro do coletivo de artistas desde os quatro, e esteve presente na apresentação. Ela relata que a paixão pelo teatro foi despertada na primeira apresentação que assistiu da Turma do Bagacinho, a mesma encenada durante o Festival Mais Cultura. “Eu acho muito legal esse espetáculo, gostei logo de primeira, principalmente quando o Dom Quixote vira anjo, até chorei. Há três anos eu faço aulas de teatro no Grupo Casa. Eu tive essa vontade de participar porque gosto de apresentar para o público e falar na frente de várias pessoas. Quando eu crescer quero ser professora de teatro. Vou continuar a fazer teatro e nunca mais vou sair”

O teatro é um grande aliado no desenvolvimento intelectual das crianças, promove a expressão verbal e corporal, como também exercita a capacidade de memória e agilidade mental. A bióloga Thaís de Andrade Farias Rodrigues, mãe da Talita, comenta as mudanças que as aulas proporcionaram no crescimento da mesma. “Depois de todo esse tempo nós percebemos que ela consegue lidar melhor com os próprios medos, se formos comparar desde a primeira apresentação e a última, ela está muito mais consciente e responsável. Outra mudança perceptível é a questão do interesse pela leitura, história e a cultura em geral”.

As apresentações do Festival Mais Cultura no Teatro Glauce Rocha seguem até este domingo, dia 27, em que serão realizados a Premiação da 31ª Noite da Poesia e a palestra do escritor Eduardo Bueno, o Festival de Música Escolar, o Fesmorena; e o Concerto Internacional de encerramento do Festival, com a presença do violinista argentino Máximo Diego Pujol, Coral de Trombones e o Grupo Experimental de Repertório, compostos por egressos da UFMS.

Texto e fotos: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)