Gestores de Comunicação das instituições federais se reúnem com EBC, MEC e Andifes em Brasília

Nesta semana, de 2 a 6 de dezembro, gestores de comunicação das instituições federais de Educação estarão em Brasília para reuniões com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Ministério de Educação (MEC) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A programação inclui a expansão das emissoras de rádio e TV, o fortalecimento as ações de divulgação do Exame Nacional de Ensino Médio, a comunicação pública e a integração de todas as instituições federais de educação.

A secretária de Rádio, TV e Mídias Sociais da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Wendy Tonhati, representará a Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS no 2º Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), promovido pela EBC; no Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Educação, realizado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC; e na reunião do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) da Andifes.

Para a diretora da Agecom, Rose Pinheiro, é uma oportunidade de aprendizagem e para compartilhar experiências, além de integrar as áreas de comunicação, enfatizando os objetivos comuns com a comunicação pública e com a educação de qualidade. “Fico feliz que a UFMS esteja presente e possa vivenciar essa programação intensa promovida pelos nossos colegas de comunicação que estão desempenhando com muita dedicação o trabalho na EBC, no MEC e na Andifes. Somos parceiros em inúmeras ações e essa aproximação é essencial para todas as pessoas que desejam contribuir com as nossas instituições”, disse.

“A participação da Agecom em encontros como esses é fundamental para fortalecer nossa atuação na comunicação pública, por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública e nas pautas de educação. São eventos que abordam temas essenciais para a comunicação e representam uma excelente oportunidade para debatermos ações que contribuam para uma comunicação mais acessível e de qualidade para a sociedade”, destaca Wendy.

O Encontro da RNCP está programado para segunda-feira, 2, e deve reunir as emissoras parceiras integrantes da Rede no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir das 9h. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, está entre as autoridades confirmadas ao longo da programação. Trata-se de uma oportunidade para que a EBC e as emissoras parceiras discutam estratégias, compartilhem boas práticas e fortaleçam a RNCP, reforçando seu papel essencial na sociedade brasileira. A expectativa é de que o evento impulsione a integração e a inovação no setor, contribuindo para uma comunicação pública de qualidade, presente e acessível a todos.

A formação RNCP faz parte da história da EBC desde a sua criação, prevista na Lei Nº 11.652/2008. A RNCP foi efetivamente implantada em 2010 e é a rede que mais cresce no país. Sua expansão é feita por meio de convênios com instituições públicas, em especial universidades (federais, estaduais e municipais) e institutos federais; além de parcerias com as três esferas governamentais. Desde janeiro de 2023, o crescimento do número de contratos com a EBC foi de mais 234%. Atualmente, estão em operação 72 geradoras de televisão e 43 geradoras de rádio e a EBC vem atuando junto às afiliadas para a implantação de 173 novas emissoras nos próximos anos.

De acordo com a diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, os encontros da RNCP são importantes momentos de troca de experiências, fortalecimento de laços e alinhamento de novos projetos entre os diretores das rádios e TVs Públicas. “Este encontro de fim de ano, em especial, tem um caráter de celebração de diversas conquistas. 2024 foi um ano com muitas ações que fortaleceram a rede. Estamos com a implantação de dezenas de novas emissoras e, após uma década sem editais de coprodução com as parceiras, também retomamos essa importante ação”, afirma.

Temas relevantes para a comunicação pública no país serão discutidos, a exemplo da expansão da Rede, o balanço de 2024 e as perspectivas para 2025. Paineis vão apresentar a programação da TV Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC; as possibilidades de troca de conteúdo com as áreas de jornalismo da EBC; potencial e perspectivas da TV 3.0; e haverá uma mesa temática sobre audiência e inteligência de dados. Casos de sucesso também terão espaço, como a série documental Ekobé – vida que vem da terra, realizada por meio de colaboração entre sete emissoras de televisão universitárias, entre elas a TV UFMS (veja aqui).

“Realizamos grandes transmissões com a RNCP neste ano – como o projeto Carnavais do Brasil, Arraiá Brasil e o Círio de Nazaré. Há muito o que celebrar. Para além disso, vamos olhar para o próximo ano, tratar das novidades das ações em rede e teremos ainda novas parcerias sendo firmadas no evento, com assinatura de acordos de cooperação para mais 32 municípios”, exemplifica Bittencourt.

Encontro Nacional de Gestores

O Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino, promovido pelo Ministério da Educação por meio da Assessoria de Comunicação Social, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e da Sesu, tem como objetivo debater estratégias e ações voltadas à promoção da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Superior, com o foco no cidadão. O evento será realizado entre 3 e 5 de dezembro, no prédio do Ministério da Educação.

A iniciativa também visa promover a capacitação dos gestores que atuam nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das Universidades Federais, em consonância com os princípios da comunicação pública. Na programação constam mesas-redondas com a equipe da Assessoria de Comunicação do MEC, sobre o que é pauta na educação, gestão de comunicação em situações de crise e reputação institucional; palestras sobre diretrizes de comunicação do Governo Federal e impacto nas instituições federais de ensino superior, sobre ações e orientações no combate às fake news e educação midiática; conferência sobre comunicação pública como pilar estratégico das instituições; treinamento sobre criação de conteúdo e boas práticas no Tik Tok; além do lançamento do livro Comunicação pública nas Instituições Federais de Ensino Superior, organizado pelas universidades federais de Minas Gerais, de Alfenas e de Sergipe e debates entre os gestores.

Entre os palestrantes estão: Fabio Meirelles (Secom/Presidência da República), João José Forni (ABC Pública e página Comunicação & Crise), Jorge Duarte (ABC Pública e Embrapa), Laércio Portela (Secom/Presidência da República), Marta Avancini (Jeduca) e Paula Ferreira (Estadão).

Cogecom

No dia 6, será realizada uma reunião de trabalho do Cogecom para elaboração da agenda de atuação coletiva de 2025, na sede da Andifes. O objetivo é reunir os gestores para alinhamento e finalização do plano de trabalho da nova gestão do Cogecom para o ano de 2025. Entre os temas estão: diretrizes e prioridades do Cogecom para 2025, a agência de notícias, eixo estratégico para campanha anual coletiva, frentes de pesquisa para 2025, e relações institucionais.

Texto: Vanessa Amin, com informações da EBC, MEC e Andifes e fotos de Wendy Tonhati