Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Faculdade de Computação (Facom) sedia seletiva da maratona mundial de criação de jogos GameJamPlus (GJ+). As inscrições para participar já estão abertas e seguem até 31 de outubro. É necessário acessar a plataforma da competição, fazer o cadastro e escolher a UFMS como sede. Em seguida, os participantes devem preencher formulário e ler o Guia de Sobrevivência do Jammer.
“A GameJamPlus tem destaque nacional e internacional e está na sua 10ª edição. A ideia é disseminar ainda mais a cultura de engenharia de games digitais em Mato Grosso do Sul, promovendo a evolução da GameJamPlus no Estado com parceiros como organizações, profissionais da indústria, designers, programadores e instituições de ensino”, destaca o professor da Facom e coordenador da seletiva local, Ricardo Theis Geraldi.
“A GJ+ estimula o interesse, colaboração e aprendizado por estudantes na área. Sabemos que a área de engenharia de games digitais é carente de mão de obra especializada no Brasil e necessita de mais iniciativas como esta”, acrescenta. Na realização da seletiva, a Facom conta com importantes apoios e patrocínios, como da Asantee Games (criadora do Magic Rampage) e da Meninus Games (Loja Geek). “Ambas são de Campo Grande, valorizam e contribuem com a indústria de games no Estado!”, ressalta Ricardo.
A Asantee Games, inclusive, foi uma das empresas que passou pelo processo de incubação e foi graduada pela UFMS em 2016. Ela atua no desenvolvimento de games para smartphones e tablets e tem o propósito de desenvolver algo de maneira mais independente, seguindo as próprias ideias e priorizando projetos autorais. Os jogos criados pela Asantee já alcançaram mais de 40 milhões de usuários em todo mundo. Entre os de maior sucesso está o Magic Rampage.
A área de desenvolvimento de jogos é bastante promissora, já que o Brasil é hoje o maior mercado de games da América Latina e o 10º do mundo, com uma receita que alcançou US$ 2,6 bilhões em 2023. A projeção é chegar a US$ 3,5 bilhões neste ano.
Em relação às expectativas para a seletiva, os organizadores esperam cerca de 70 inscritos. “O evento deve ocorrer no formato híbrido (presencial e remoto), conforme a escolha ou disponibilidade dos participantes nas datas supracitadas. Os detalhes da programação serão divulgados em breve”, diz. Os interessados devem acompanhar também os perfis nas mídias sociais do Laboratório de Engenharia de Software e da Facom. “Este evento é importante para dar visibilidade a Facom e a UFMS no contexto da engenharia de games digitais, principalmente, destacando que hoje coordeno um time de cerca de dez alunos que estão impulsionando um projeto de extensão e de pesquisa na área de engenharia de games digitais”, finaliza o professor.
A maratona
A GameJamPlus é considerada a copa do mundo de criação de jogos e conecta milhares de pessoas em, pelo menos, 50 países. A competição é desenvolvida em etapas. A primeira delas, que terá como uma das sedes a Facom/UFMS é a Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de 48 horas, na qual equipes criam um jogo e apresentam seu plano de negócios em um pitch. Cada edição reúne jammers, organizadores locais, criadores, universidades, empresas e comunidades para promover a inovação e a economia criativa por meio de jogos. Depois de criar o jogo em 48 horas, os participantes podem continuar aprimorando-o por meio de incubação, apresentá-lo a júris internacionais e até mesmo competir na Final Global.
Texto: Vanessa Amin
