Facom tem Aula Magna no Dinter UFMG-UFMS

O curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER UFMG-UFMS) teve início hoje, 1º de abril, no auditório da Faculdade de Computação (Facom), com a aula magna proferida pelo professor Luiz Chaimowicz, da UFMG, que abordou o tema “Inteligência artificial para jogos”, na primeira parte da aula, e depois falou sobre a dinâmica do Doutorado.

Ao todo são 14 alunos, todos professores de carreira, sendo 11 da UFMS (5 da Facom e 6 do interior), 2 do IFMS e 1 da UFGD.

O Dinter tem como principal objetivo a formação de doutores, dentre os docentes da área de Computação da UFMS, assim como os professores de outros câmpus ou instituições, que ainda não possuem doutorado, no período 2016-2019.

De acordo com o professor Nalvo Franco de Almeida Junior, diretor da Faculdade de Computação (Facom) e coordenador do Dinter local, a intenção é formar doutores do quadro docente sem que ele precise se afastar da Instituição para ter uma formação de excelência. “O programa de Doutorado da UFMG tem nota máxima da Capes, 7. O Dinter possibilita a qualificação de vários docentes ao mesmo tempo, sem que ele tenha que se afastar, já que a Universidade não dispõe de substitutos para todos”, avalia o professor.

Chaimowicz enfatizou a importância de estreitar os laços entre as instituições. “A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) valoriza a solidariedade e a nucleação. O Dinter é um mecanismo que permite que uma instituição com Doutorado possa oferecer o curso para outras universidades, sem o ônus do afastamento dos seus professores”, explica.

Samuel Ferraz, professor da Facom, que fez a graduação e o mestrado na UFMS, acredita que a oportunidade de fazer doutorado numa instituição renomada sem precisar fazer o deslocamento traz um grande crescimento profissional. “A interação com outros profissionais é muito importante”, diz.

O Dinter tem duração de quatro anos, sendo que os professores terão um ano para realizar atividades de pesquisa na UFMG, em contato direto com seus orientadores. Essa atividade será realizada por revezamento, e também pode ser fracionada em duas ou três vezes.