FAALC promove curso de extensão em cinema

Começa nesta semana a inscrição para o Curso de Extensão em Cinema da UFMS, MOVCINE. O projeto é uma iniciativa da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC/UFMS), por intermédio do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMS. Seu objetivo é levar à comunidade cursos livre em cinema que despertem o interesse das pessoas a pensar, produzir e discutir a linguagem cinematográfica.

De acordo com a realizadora do projeto, a professora doutora da UFMS, Márcia Gomes Marques, o curso tem a intenção de promover a troca de saberes entre profissionais de cinema, estudantes, cineclubistas, gestores culturais, e permitir o desenvolvimento cultural do nosso Estado. “O impacto do cinema para cultura local é imensa, pois ele constrói identidades culturais e permite o conhecimento de outras realidades sociais. O MOVCINE é a oportunidade para gerar conhecimento e futuramente produção cinematográfica em Mato Grosso do Sul”, explilca.

Serão oferecidos durante os meses de agosto a dezembro cinco módulos de cursos, sendo eles: Direção e produção cinematográfica – como fazer um filme; Roteiro para cinema e produtos audiovisuais; Som, Imagem e Edição de Vídeo; História e Cultura do cinema e Crítica Cinematográfica. Além disso, durante o período também serão feitas palestras, rodas de discussão e seminários voltados para a área.

O Curso de Extensão da UFMS conta com a parceira do cineclube de Campo Grande, Cine Café, que ajudou na elaboração dos módulos. A integrante do cineclube, Kezia Miranda, explica que há um crescente interesse da comunidade sul-mato-grossense em produzir e conhecer o cinema, o projeto é uma forma de atender essa demanda e oferecer capacitação. Segundo ela, “esse é o primeiro passo para produção de conhecimento cinematográfico no estado, nosso interesse é oferecer ao público a oportunidade de juntar o ‘experimentar cinema’ com ‘fazer cinema’ através dos cursos e da experiência dos profissionais da área”.

Além do Cine Café, o curso também conta com o apoio do Instituto de Cinema de São Paulo que ministrará um dos módulos do projeto.

Os interessados poderão optar entre fazer a inscrição por módulo ou a inscrição geral. As inscrições serão feitas no período de 5 a 24 de julho, neste link . O Curso é gratuito e tem vagas limitadas. São 30 vagas para o curso regular completo e até 20 vagas por módulo. Os inscritos serão selecionados entre os dias 25 e 28 de julho. A seleção e as regras do processo serão divulgas no último dia de inscrição.