Exposições e mostras de filmes divulgam Estética Fantástica

O evento “Expressões do Fantástico”, que traz como proposta divulgar ao público geral e ao público acadêmico a estética fantástica, será realizado entre os dias 13 de agosto e 13 de setembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) em Campo Grande. A idealização é de Adrianna Alberti, formada em Psicologia pela UFMS e mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), que realiza pesquisa acadêmica com temática alinhada ao tema.

A professora do curso de Artes Visuais da UFMS, Maria Alice Rossi, que participará como curadora, relata que o objetivo é reunir ensino, pesquisa e extensão no museu, o que torna possível unir a divulgação acadêmica com a resistência cultural. “Para os acadêmicos é uma forma de adquirir conhecimento de diferentes áreas (Letras, Literatura, Audiovisual, Cinema, Artes Plásticas, Cerâmica), para a cidade é uma oportunidade de expandir as expressões artísticas e conhecer um pouco da história cultural do país, incluindo Campo Grande no circuito de artes do Brasil”, diz Rossi.

Dentro do evento haverá duas exposições: “Os Nossos Seres Imaginários” de curadoria da professora Maria Alice Rossi, que apresenta obras cerâmicas realizadas pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Visuais da UFMS; e “Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo à contemporaneidade”, de curadoria dos professores Enéias Tavares, da Universidade Federal de Santa Maria e Bruno Anselmi Matangrano, da Universidade de São Paulo, que apresenta o panorama da literatura insólita brasileira, desde o século 19 até os dias atuais.

Do dia 13 a 16 de agosto, as exposições contarão com exibição e debate de filmes na abertura, pela Mostra de Cinema Fantástico. No primeiro dia será exibida a websérie “A Todo Vapor!”, baseada na obra literária do professor Enéias Tavares, convidado especial para o primeiro debate. No segundo dia vai ser a vez do filme “A Volta do Parafuso”, com debate com o professor Fabio Dobashi (Uems). A terceira noite de evento apresentará quatro curtas da Astaroth Produções, o debate será com o professor Ramiro Giroldo (UFMS) e Larissa Anzoategui, diretora dos curtas. O encerramento da mostra de cinema conta com a exibição do filme “Malasartes e o duelo com a Morte”, com debate sobre folclore e audiovisual, com Andriolli Costa, egresso do curso de Jornalismo da UFMS. A mostra de cinema renderá certificado de horas para os ouvintes.

O MIS está localizado no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3° andar. A entrada é gratuita.

 

Texto: Gabrielle Tavares (estagiária de Jornalismo)