Diretores de unidades da Administração Setorial, professores que integram colegiados e núcleos docentes estruturantes e coordenadores de cursos irão se reunir para discutir o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) nos dias 11 e 12 de junho. O evento é organizado por meio de uma parceria das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Gestão de Pessoas (Progep) e da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi).
“A realização do evento foi motivada pela necessidade de promover um espaço de diálogo, orientação e troca de experiências entre as unidades da UFMS sobre o Enade. Diante da importância do exame para a avaliação dos cursos de graduação e da proximidade da edição de 2025, o evento busca apoiar as coordenações e equipes pedagógicas na organização das ações acadêmicas e administrativas relacionadas à prova”, explica a diretora de Inovação Pedagógica e Regulação da Prograd, Fernanda Malinosky.
Em 2025, os cursos que passarão pelo Enade são das áreas de: Educação, Artes e Humanidades, Ciências Sociais, Jornalismo e Informação, Negócios, Administração, Direito e Medicina. “A troca de experiências entre unidades permite a construção coletiva de estratégias mais eficazes e contextualizadas. Ao compartilhar boas práticas, desafios e soluções, cada unidade pode aprimorar seus processos internos de sensibilização de estudantes, planejamento pedagógico e integração com o corpo docente. Além disso, o alinhamento institucional fortalece a atuação da Universidade como um todo no processo avaliativo”, fala Fernanda
A programação começa às 13h30, no dia 11, com a palestra sobre Diálogos sobre o Enade para as licenciaturas, ministrada pela coordenadora-geral de Avaliação das Licenciaturas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Ana Júlia Pedreira. No dia 12, às 9h, serão realizados Diálogos sobre o Enade licenciaturas, bacharelados e tecnólogos: da conscientização ao operacional.
“As mudanças anunciadas pelo Inep para o Enade 2025 incluem a antecipação do período de inscrição dos estudantes concluintes que realizarão a prova para antes do final do primeiro semestre de 2025, alterações no modelo de prova, nos critérios de avaliação e nos relatórios de desempenho. Um dos principais desafios será a adaptação dos cursos às novas diretrizes de competências e habilidades exigidas, bem como a adequação dos conteúdos curriculares às áreas de formação geral e específica que serão avaliadas. Outro ponto relevante será garantir que os estudantes compreendam a importância do Enade, mesmo com mudanças no formato e nas exigências”, comenta a diretora da Diavi, Heloisa da Costa.
O evento será realizado em formato digital e a inscrição pode ser feita aqui, utilizando o e-mail institucional para preencher o formulário. “A participação ativa dos diretores, coordenadores e professores é essencial para o sucesso das ações relacionadas ao Enade. São esses agentes que mobilizam os estudantes, organizam o planejamento pedagógico, acompanham o desempenho das turmas e lideram a integração entre ensino, extensão e avaliação. Convidamos, especialmente, os que atuam nas áreas que serão avaliadas neste ano para dialogar conosco sobre o Exame”, finaliza Heloisa.
O Enade 2025
Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O edital do Enade 2025 traz as diretrizes para as avaliações teóricas e práticas dos cursos de licenciatura e para as avaliações teóricas dos bacharelados e cursos superiores de tecnologia. O documento também estabelece o cronograma das quatro modalidades aplicadas neste ano: Enade para os estudantes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia; Enade para os estudantes dos cursos de medicina, realizado por meio do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica; avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, realizado por meio da Prova Nacional Docente; e avaliação da prática do Enade das Licenciaturas.
Texto: Vanessa Amin