Estudantes podem se candidatar para apoio pedagógico na graduação

Até 5 de maio, estudantes de graduação, mestrado e doutorado podem ser candidatar a vagas para apoio pedagógico a outros estudantes com dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais dos cursos de graduação. Ao todo, são 22 vagas, sendo duas para cada um dos nove câmpus da UFMS e quatro para a Cidade Universitária. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

A ação é uma das formas de contribuir com a taxa de sucesso da graduação. “O formato do edital foi alterado neste ano, a fim de atender mais estudantes. Acreditamos que este formato de ‘tutoria’ possibilitará benefícios para estudantes de todos os câmpus, apoiando no sucesso dos estudantes em disciplinas que envolvam as áreas básicas”, explica a diretora de Inclusão e Desenvolvimento Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Eliane Piranda.

Os selecionados irão receber bolsa no valor de R$ 1 mil para apoio pedagógico, vinculada ao Programa de Assistência Estudantil. Eles atuarão em encontros dirigidos, com orientação de um professor, para revisar conteúdos abordados no ensino médio nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Química e Física, e que estejam relacionados a disciplinas ministradas nos anos iniciais da graduação.

Eliane alerta que para se candidatar a uma das vagas de estudante-tutor, além de estar regularmente matriculado, é preciso ter competência no conteúdo da disciplina escolhida; possuir disponibilidade de oito horas semanais (quatro para planejamento de conteúdo e atividades, incluindo material de apoio e videoaulas; e quatro para tutoria presencial ou atendimento síncrono); não estar em cumprimento de sanção disciplinar; não possuir qualquer pendência com a UFMS e cumprir com os prazos e exigências previstas no edital.

Após o período de inscrições, os candidatos enquadrados devem fazer uma prova escrita. “Os estudantes selecionados (tutores) serão chamados conforme a demanda das unidades ou câmpus. Geralmente, Matemática é uma área que os coordenadores de cursos apontam maior necessidade de atividades de tutoria”, destaca a diretora.

A lista com a distribuição das vagas e das áreas está disponível no edital.

EDITAL (PROAES_RTR) n 39, de 15-04-2025.

 

Texto: Vanessa Amin