Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, uma delegação da UFMS formada por servidores e estudantes participou da 1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada em Brasília. Durante os três dias de programação, os representantes da Universidade acompanharam a abertura oficial da Conferência, participaram de painéis sobre os ODS e integraram os 15 grupos de trabalho responsáveis por analisar, aperfeiçoar e priorizar as propostas construídas nas etapas estaduais e nas conferências livres realizadas em todo o país.
Para o diretor de Sustentabilidade da Pró-reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids), Leonardo de Carvalho, a participação da Universidade reafirma o compromisso institucional com a Agenda 2030 e amplia a contribuição da Instituição para a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
“Além de sediarmos a etapa estadual em Mato Grosso do Sul, nossa delegação contribuiu para os debates e a construção de propostas que subsidiarão políticas públicas para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Essa atuação reforça o protagonismo da UFMS na promoção da sustentabilidade, da cidadania e na formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro”, destaca.
Ao todo, a Conferência recebeu 1.029 propostas. Após a etapa de sistematização, 75 foram selecionadas para discussão nos grupos temáticos. Cada grupo definiu cinco propostas e elegeu uma como prioritária para a plenária final. As 15 propostas prioritárias foram aprovadas por 97,2% dos 562 delegados presentes e passam a compor o documento final da Conferência, que servirá de base para a elaboração de políticas públicas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Da etapa estadual ao debate nacional
A participação da UFMS em Brasília foi resultado do trabalho desenvolvido durante a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional dos ODS, realizada na UFMS em maio deste ano, em parceria com o Movimento Nacional ODS/MS e a Comissão Nacional para os ODS (CNODS).
O encontro reuniu representantes do poder público, universidades, setor produtivo, movimentos sociais e sociedade civil para discutir propostas voltadas à implementação da Agenda 2030 no Estado. Ao final da programação, foram definidas as propostas encaminhadas à etapa nacional e eleitos os delegados que representaram o estado na Conferência realizada em Brasília.
Texto: Rodson Lima
Fotos: Procids/UFMS





