Na noite desta quarta-feira, 28, formandos do Câmpus do Pantanal celebraram o fim do ciclo de graduação com a cerimônia de colação de grau. A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS, celebrou a formatura de 89 estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Pedagogia e Letras com Habilitação em Português/Inglês e Português/Espanhol.
A vice-reitora Camila Ítavo entregou a menção honrosa para os estudantes que se destacaram em cada um dos cursos. Em seu discurso, a vice-reitora ressaltou a importância de agradecer, celebrar e honrar. “A gente agradece as pessoas e tem aquelas pessoas que porventura não estão mais aqui para que a gente possa agradecer, mas a gente também agradece todo apoio que tivemos porque elas foram importantes nesse processo. Agradecer aos professores, agradecer à Universidade. Não se esqueçam de celebrar sempre, os momentos em que a gente celebra nossas conquistas nos tornam mais fortes para que a gente possa então superar os desafios, para que sejamos felizes. E vou falar a última palavra que acho que é a mais importante de todas, que é honrar. A gente falou da menção honrosa, da honra, e como a gente pode honrar. Honrar nossa história da vida, quando a gente lembra da memória do coração, de onde vim, quais desafios superei para estar aqui. Honrar minha família, minha rede de apoio, a família de sangue, a família do coração, porque sozinho a gente não faz absolutamente nada”, ressaltou.
O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, ressaltou que a colação de grau é um dos grandes momentos da jornada universitária. “Existem alguns sonhos durante a nossa vida acadêmica. O primeiro é quando vocês ingressaram aqui na instituição, há alguns anos atrás, e hoje o sonho de concluir um curso em uma universidade pública federal, gratuita. É também o nosso sonho como professor, como técnico. A missão da instituição é formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, esse momento é uma das razões de existência da nossa instituição”, pontua.
“Queria dizer para vocês que é um privilégio se formar em uma Universidade Federal, pública, gratuita, laica como a UFMS. Não sei se vocês sabem, mas menos de 8% das instituições de ensino superior são públicas, ou seja, gratuitas como essa universidade é. Menos de 3% são universidades federais. E vocês são formados por essa universidade, parabéns para vocês”, celebrou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.
“Hoje é um dia de celebração, de conquistas e de olhares voltados para o futuro. Estamos reunidos aqui para celebrar não apenas a conclusão de um ciclo acadêmico, mas também enaltecer o poder transformador da educação e refletir sobre o papel fundamental da Universidade pública em nossa sociedade. Ao longo dos anos de estudos e aprendizados, cada um de vocês teve oportunidade de mergulhar em um oceano de conhecimento guiados por profissionais docentes que, não apenas transmitiram informações, mas também despertaram a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico em cada um de vocês. Foram laboratórios, salas de aula, bibliotecas, debates intensos que moldaram o profissional que agora se forma”, relembra o diretor do Câmpus do Pantanal, professor Aguinaldo Silva.
O professor de Educação Física Rogério Zaim de Melo representou os docentes homenageados e se direcionou aos formandos em seu discurso. “Cada um de vocês viveu sua história e precisou ir além de seus limites. Por isso, essa noite simboliza uma vitória que deve ser compartilhada com seus pais, familiares, amigos, companheiros, namorados, namoradas. A história de cada um de vocês não acaba aqui, esse é o fim de um ciclo e começo de novo. Quero usar esse breve momento que me foi permitido falar para encorajá-los a continuar em frente, ainda há muitas conquistas pela frente, mas lembrem-se que o sucesso depende da dedicação de vocês”, ressalta.
“Hoje é um daqueles dias que marcamos com asterisco dourado em nossos calendários internos, um dia que simboliza muito mais do que o término de um ciclo acadêmico é o dia em que celebramos nossas conquistas, nossas lutas diárias e, acima de tudo, nossa resiliência. […] Hoje olhando para trás podemos dizer com orgulho que vencemos, vencemos nossas inseguranças, nossas limitações, vencemos as estatísticas que diziam que não seríamos capazes, porque acreditamos em nós mesmos”, discursou a licenciada em Educação Física, Noêmia dos Santos Porto, que representou as turmas formandas.
Texto: Alíria Aristides
Fotos: Josiel Silva e K1 Formaturas