Estudantes de cursos presenciais e a distância têm acesso a atendimento de serviço social

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade podem solicitar o atendimento de serviço social por meio da Secretaria de Assistência Estudantil e pelos assistentes sociais das Unidades de Apoio para Assuntos Estudantis. Na Cidade Universitária, os interessados devem acessar o formulário para agendar atendimento, que ocorre em fluxo contínuo. Já nos câmpus, os estudantes podem consultar o link.

O serviço social auxilia nas situações enfrentadas pelos estudantes nos âmbitos educacional e social, evitando retenções, evasões e garantindo que estes tenham plenas condições de vivenciar todas as áreas da vida universitária, como cultura, esporte, lazer, ensino, pesquisa e extensão.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis em exercício, Edilson José Zafalon, explica que os profissionais da área realizam o acompanhamento e acolhimento dos estudantes, visando o bem-estar, a inclusão e o sucesso dos atendidos pelo serviço. “Eles identificam as necessidades dos nossos estudantes, oferecem orientação individual e também coletiva sobre os auxílios de assistência estudantil, fornecem informações educacionais sobre saúde, lazer e cultura na UFMS, e informações sobre os direitos dos estudantes, referentes às normativas institucionais. Encaminham para os diversos serviços prestados pela rede pública, privada e não governamental de saúde, serviço social, educação, entre outros, no município onde estão matriculados. Além disso, esses profissionais realizam entrevistas e visitas domiciliares, se necessário, e fazem avaliação social dos estudantes para acesso aos auxílios da assistência estudantil”, explica.

A assistente social da Cidade Universitária, Patricia Teodoro, ressalta que o formulário foi criado para facilitar o acesso dos discentes ao serviço social de forma contínua. “O formulário é um dos meios de atendimento direto ao estudante e se caracteriza pela função de acolher as demandas sociais na perspectiva de possível viabilização de direitos, ou seja, o nosso trabalho é pautado pelo acolhimento das demandas sociais estudantis, para viabilizar a melhoria das condições de vida e o enfrentamento das desigualdades, bem como o acesso às políticas públicas sociais e, no caso aqui da UFMS, das políticas públicas de assistência estudantil, bem como encaminhamentos à setores internos e setores externos à UFMS”, destaca.

Para mais informações, acesse a página.

Texto: Elton Ricci