Estão abertas até sexta-feira, 27, as inscrições para o módulo de Engenharia de Software do Pantanal.dev, projeto desenvolvido pela Faculdade de Computação (Facom) em parceria com a empresa B3. A iniciativa promove a capacitação de jovens talentos da região central do Brasil para o mercado de trabalho, possibilitando que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em um desafio real, com mentoria de especialistas e orientação de professores da Universidade. Para participar, clique aqui.
O curso agrega valor à formação dos participantes ao proporcionar uma vivência prática alinhada às exigências do mercado. “Ele traz para o estudante um senso de urgência de projeto, de vivência prática. Ele já entrega um portfólio para o estudante porque ele está participando de um projeto real, de um nível real de entrega. É um projeto sério com uma complexidade real também de indústria”, destaca o professor da Facom e coordenador do Pantanal.dev, Awdren Fontão.
Além do conhecimento técnico, o módulo também desenvolve competências interpessoais e de gestão. “No aspecto pessoal, lidar com prazos mais urgentes, a percepção de negócio, a dinâmica social, dinâmica de time, interação com o time, comunicação efetiva entre todos os stakeholders, a parte de apresentação para uma banca, que é o dia da demonstração, em que você também consegue ter esse desenvolvimento da soft skill, de uma comunicação mais efetiva, e também o exercício de habilidades relacionadas a negócio, percepção de valor, entrega de valor e ajuste ao tempo, além, claro, de pôr em prática as habilidades que a Universidade já propicia que eles pratiquem”, completa.
A parceria com a B3 é um dos grandes diferenciais do Pantanal.dev, que chega à sua segunda edição. Para o professor da Facom, o módulo contribui não apenas para a formação acadêmica dos estudantes, mas também fortalece o reconhecimento da UFMS na área de tecnologia. “A importância do módulo para a formação é principalmente pela parceria com uma empresa grande de São Paulo, que é a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, que é, enfim, super importante. Então, isso agrega para o portfólio do aluno, para o nosso portfólio, do nível que a gente forma de pessoas aqui na graduação e na nossa pós-graduação. Somos o único programa rodando no momento em parceria com a B3. Já é o segundo ciclo, o que significa que a gente veio de um primeiro ciclo com entregas importantes. E também a gente consegue transferir, não que seja o objetivo do programa, alguém para uma empresa, mas vários alunos que passaram pelo programa estão em empresas grandes, trabalhando nas áreas e entregando muito valor e passando nos processos seletivos mais concorridos”, conclui.
Para participar do projeto, é necessário estar cursando, no mínimo, o quinto semestre da graduação em Computação e já ter concluído disciplinas de programação. São oferecidas 50 vagas, sendo 40 para estudantes da graduação e dez para a pós-graduação. Mais informações disponíveis na página do Pantanal.dev.
Texto: Lúcia Santos