Com mais de 8 mil inscritos, o maior evento de mulheres de Mato Grosso do Sul, o Delas Day, promoveu sessões de negócios, encontros de networking, palestras, painéis e workshops sobre liderança, inclusão, diversidade, ciência e tecnologia, com participação e apoio da UFMS. A iniciativa foi realizada pelo Sebrae, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, do Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul e da faculdade Insted.
“O Delas Day é uma grande oportunidade para a união das instituições em prol do protagonismo feminino, compartilhando experiências para o empoderamento por meio do empreendedorismo, traduzindo-se em vantagem competitiva para empresas e negócios. Os benefícios da inclusão de mulheres se traduzem no olhar único e sensível característico em nosso trabalho, pautado pela ética e dedicação”, ressaltou a reitora Camila Ítavo.
“A gente está com outras instituições, oferecendo nossos serviços, apresentando os nossos cursos, destacando todas as ações que a gente faz em prol das mulheres da nossa Universidade, nossas alunas, professoras e técnicas e, também, as mulheres de toda a população sul-mato-grossense. […] O evento destaca a importância do tema e a culminância, onde todas as instituições apresentam as suas melhores práticas, a gente interage, forma rede de conexões em prol de todas as pessoas, das mulheres, do desenvolvimento inclusivo, do nosso território, nosso estado e nosso país”, acrescentou a reitora.
A pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, reforçou que a participação da UFMS no Delas Day demonstra que as mulheres podem ocupar diferentes funções e que a Universidade pode apoiá-las em suas trajetórias profissionais, por meio de cursos de graduação e pós-graduação e pelos serviços prestados à comunidade. “É [um evento] voltado para mulheres, mas aqui temos crianças, homens, jovens, é um evento inclusivo e a nossa Universidade é inclusiva, é uma Universidade de olho no futuro. Estar aqui representa para a nossa Universidade acompanhar todas as mudanças que estão acontecendo e a nossa Universidade é sim para todo mundo. A nossa Universidade está aqui para mostrar todo o potencial que ela tem para a população de Campo Grande, de outros municípios e para todo o estado”, disse.
Espaços da UFMS
A participação da Universidade no Delas Day integra o programa Sou Mulher UFMS, que propõe políticas e ações práticas para fortalecimento do ingresso, sucesso e permanência de mulheres na Instituição. A atuação do programa inclui a criação do edital Mulheres na Ciência, com investimento em projetos liderados por professoras e técnicas; a instalação de brinquedotecas e fraldários em todos os câmpus; a consolidação da política de maternidade e paternidade; entre outras atividades.
No evento, a UFMS foi responsável por espaços, como a brinquedoteca, com monitores; sala de amamentação; e sala sensorial, um ambiente projetado para contribuir com a regulação emocional de pessoas com autismo, síndrome de Down, ansiedade, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, entre outros. Além da apresentação de informações sobre o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, o Cursinho UFMS e os serviços prestados pela Instituição, a Universidade também realizou ações junto às ligas acadêmicas Multiprofissional de Aleitamento Materno, de Enfermagem em Emergências Traumáticas e de Saúde Mental em Enfermagem; ao Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul; aos times Enactus, empresas juniores e a Pantanal Incubadora Mista de Empresas; aos projetos Elas Programando, Geni e Cultivar; e a Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.
A Universidade ainda teve atividades dinâmicas, como o Meet e Greet com o mascote Capi, vídeo games desenvolvidos pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação, a cabine digital e sorteios para visitas ao Parque da Ciência, ao Museu de Ciência e Tecnologia e a Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, localizados na Cidade Universitária.
A diretora de Cidadania da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade e coordenadora do programa Sou Mulher UFMS, Luciana Contrera, explicou que a infraestrutura dos espaços da Universidade no Delas Day foram pensados para oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para as participantes. “Esse evento reuniu todas as instituições parcerias […] para estarem aqui em prol do empreendedorismo feminino e do desenvolvimento profissional da mulher. A importância das mulheres estarem aqui é isso: buscar as oportunidades de se aperfeiçoar, de melhorar, de empreender e a Universidade também é um local de empreendedorismo. […] A gente pensou muito na inclusão, na mulher com filho, na mulher que amamenta e a gente está aqui para isso mesmo. A Universidade é muitas coisas, entre elas a cidadania”, pontuou.
No Cantinho do Bordado, a microempreendedora de Nova Alvorada do Sul Márcia Tirloni teve contato com uma das ações desenvolvidas pela Universidade, por meio da Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem. “Você vê em um simples bordado a importância de parar a correria do dia a dia, do mundo, e se concentrar em um pedaço de pano, que hoje é um coração e que representa para mim, para o processo que estou vivendo. É como se eu tivesse fazendo o meu coração. Também tem tantas mulheres, com tantas histórias aqui, que engrandecem a vida da gente e você vê que o seu problema, que está transbordando um copo, é só uma gotinha no oceano”, refletiu. “São conhecimentos que a gente está levando na bagagem para o empreendedorismo e também para mim, para a Márcia como mulher”, acrescentou.
Abertura
O Delas Day teve sua abertura oficial na noite de quarta-feira, 26, no Bosque Expo, em Campo Grande, com a participação de autoridades, lideranças, empreendedores, profissionais liberais, estudantes e diferentes instituições apoiadoras do protagonismo feminino.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, enfatizou a importância da iniciativa, fruto de uma cooperação entre diversas instituições. “Quero agradecer a todas as instituições que abraçaram essa ideia, de colocar num mesmo ambiente conhecimento para auxiliar cada uma das participantes aqui. Que essa iniciativa tenha uma ressonância muito grande na nossa sociedade”, disse.
O apoio ao desenvolvimento profissional das mulheres também foi destacado pela primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel. “O evento Delas Day foi construído para a gente mostrar o potencial feminino dentro do crescimento do estado de Mato Grosso do Sul. […] Para mim, já é um sucesso, é um evento de muito conhecimento, muita inspiração e que vai dar uma bagagem maior para todas essas mulheres que querem empreender”, afirmou.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, também reforçou que o evento foi um espaço para levar conhecimento e apoio às mulheres. “O Delas Day é um dia muito importante, no qual celebramos uma parceria para levar o empreendedorismo até as mulheres da nossa cidade. Nós queremos capacitar essas mulheres e dar uma oportunidade de crescimento, avanço e desenvolvimento econômico, que é a nossa pauta prioritária nos próximos quatro anos”, acrescentou.
“As instituições precisam se unir para oferecer capacitação, mentoria e apoio, pois muitas mulheres empreendem por necessidade ou oportunidade. Aqui, elas encontram esse suporte para desenvolver competências no novo mercado de trabalho”, expôs a diretora-técnica do Sebrae-MS, Sandra Amarilha.
O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), Márcio Pereira, ressaltou o impacto do empreendedorismo feminino no desenvolvimento da economia do estado. “O Delas Day simboliza a força das mulheres empreendedoras de Mato Grosso do Sul, e a Fundect não poderia ficar de fora dessa celebração. As empreendedoras que recebem apoio da fundação são verdadeiros exemplos de competência no desenvolvimento de seus produtos, serviços e soluções. Essas mulheres dedicadas são o motor que impulsiona grandes negócios inovadores, e sua presença é cada vez mais necessária, pois o empreendedorismo é delas. É com grande satisfação que contribuímos para essa causa, cientes de que esse investimento traz um retorno significativo para a sociedade”.
Também participaram da cerimônia de abertura a diretora da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Silvana Gasparini; o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araujo; a procuradora-geral do estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia; a diretora-geral da faculdade Insted e presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura em Mato Grosso do Sul, Neca Chaves; e a diretora de Operações da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul, Cristiane Bissoni.
Programação
Nesta quinta-feira, 27, a reitora Camila Ítavo participou do painel O papel das universidades na formação de mulheres – Empreendedorismo e Intraempreendedorismo feminino, ao lado da diretora-geral da faculdade Insted, Neca Chaves; da pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Erika Kaneta, e da coordenadora da pós-graduação em Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas da faculdade Insted, Carla Stephanini.
“É uma honra estar aqui neste momento tão bacana em que a gente fala para as mulheres, fala para os homens também, de temas tão importantes para o nosso fortalecimento e para a gente poder contribuir para políticas públicas, com ações efetivas, e é uma honra ver o que o nosso estado, falando com a nossa primeira-dama Mônica, e o que o Sebrae, com todas as instituições, em nome da Sandra, estão fazendo”, destacou Camila.
A programação gratuita também incluiu palestrantes com destaque nacional, como a empresária e apresentadora Ana Hickmann; a empresária, atriz e cantora Mariana Rios; a estrategista de marketing Camila Renaux; a especialista em saúde mental Elisama Santos; a empresária e investidora Carol Paiffer; a advogada e diretora-presidente do Instituto Nelson Wilians, Anne Wilians; e a comunicadora Maria Cândida.
“É muito legal poder compartilhar e, principalmente, se eu puder inspirar uma única mulher a dizer: não tem hora para começar, não existe idade, não existe momento, a gente sempre tem essa chance, essa oportunidade, eu acho que já vou ter cumprido a minha missão”, enfatizou Ana Hickmann.
“Existe uma diferença muito grande da pessoa que gerencia as suas emoções do que aquela que não lida tão bem com as emoções, que não se aprofunda, que não se desenvolve pessoalmente. […] Cada um de nós está aqui nessa vida correndo atrás do sonho. Se você não cuida da sua parte emocional, é muito difícil você conseguir chegar lá e aproveitar”, explicou Mariana Rios sobre os assuntos abordados em sua palestra Empreendedorismo e Saúde Mental.
“A educação é fundamental, é a base de absolutamente tudo na vida das pessoas, das famílias, do nosso país e do mundo inteiro, se não a gente não avança. Com a educação vêm a informação”, pontuou Maria Cândida. “Esses eventos são tão importantes porque é aqui que a gente encontra as redes de apoio, as histórias. Histórias de muito sucesso, histórias de supostos fracassos, porque as pessoas falam que a gente está fracassada, mas não é verdade. Todos os negócios têm fases, as fases de investimento, as fases em que você começa a ganhar. De repente, um momento em que o país muda, você cai e tem que levantar, às vezes tem que mudar o negócio. […] Nesses espaços é que as mulheres trocam. Elas trocam ideias, informação, dados e isso é muito importante para o empreendedorismo”, acrescentou.
O Delas Day também contou com o apoio da Uems, Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul, Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul, Banco do Brasil, CMEC, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Campo Grande e TV Morena.
Texto: Thalia Zortéa e Lúcia Santos, com informações de Natália Moraes da Agência Sebrae de Notícias
Fotos: Alíria Aristides, Kelen Bueno e Messias Ferreira (Sebrae-MS)















































